Aldeia indígena de São Leopoldo receberá consultório odontológico

Aldeia indígena de São Leopoldo receberá consultório odontológico

O atendimento para as famílias da Por Fi Ga ocorrerá uma vez por semana

Stephany Sander

O atendimento odontológico na aldeia ocorrerá uma vez por semana

publicidade

Devem começar nesta semana as obras de instalação do consultório odontológico que funcionará dentro da aldeia indígena caingangue Por Fi Ga, no bairro Feitoria, em São Leopoldo. O serviço atenderá as 57 famílias que vivem no local e, segundo o secretário de Saúde, Ricardo Charão, a sala será construída com recursos de R$ 41 mil oriundos de uma portaria estadual que destina verbas mensais para a saúde dos indígenas, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde.

“A cada ano fazemos reuniões com eles para tratarmos sobre a aplicação destes recursos. Desta vez, será para construção desse consultório, que é muito importante para eles. Com a obra aqui, o dentista vai poder atender integralmente, sem precisar que eles se desloquem até os postos de saúde”, explicou o secretário.

Atualmente, a unidade de saúde da aldeia oferece atendimento médico e de enfermagem, com uma clínica geral recebendo os pacientes uma vez por semana. O atendimento odontológico acontecerá também uma vez por semana. Segundo o cacique, Antônio dos Santos, diversas demandas estão sendo realizadas a partir do diálogo com o Executivo. "Estamos lutando pelo desenvolvimento da nossa comunidade, tudo no debate, na conversa.”

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895