Cidades

Alerta vermelho pela chuva mobiliza Defesa Civil, mas chuva causa poucos transtornos em Porto Alegre

Cidades da Região Metropolitana tiveram registros de quedas de árvores e pontos de alagamentos como principais transtornos

Temporal causou preocupação na chegada à Capital
Temporal causou preocupação na chegada à Capital Foto : Mauro Schaefer

Apesar do alerta vermelho emitido pela Defesa Civil estadual para Porto Alegre e região, a chuva registrada na tarde de terça-feira provocou apenas transtornos pontuais na Capital, sem registros de ocorrências graves até o fim do período de instabilidade.

O aviso foi enviado por meio da ferramenta Cell Broadcast por volta das 14h40min, diante da previsão de tempestades com possibilidade de granizo e rajadas intensas de vento. A orientação do órgão era para que a população buscasse abrigo longe de árvores, placas e postes de energia, além de evitar áreas de risco. O alerta severo tinha validade até as 15h40min.

Antes disso, a Defesa Civil já havia emitido um aviso classificado como laranja, com vigência até o final da tarde, indicando instabilidade com chuva, vento e chance de granizo em áreas mais amplas do Estado, incluindo a Região Metropolitana e municípios do Norte e Noroeste, como Ijuí.

Em Porto Alegre, a chegada da chuva assustou moradores. Enquanto nuvens escuras avançavam do Oeste, o sol ainda aparecia em diferentes pontos da cidade. Pouco depois das 15h, pancadas atingiram bairros da Zona Sul e da Zona Norte.

Houve formação de poças e acúmulo de água em trechos da avenida Padre Cacique, nas proximidades do Estádio Beira-Rio. Da mesma forma, também houve registros na avenida Voluntários da Pátria e em frente à Arena do Grêmio, na avenida Leopoldo Brentano. Motoristas precisaram reduzir a velocidade em alguns pontos devido à lâmina d’água sobre o asfalto.

Procurada, a Defesa Civil de Porto Alegre informou que não houve registro de danos provocados pela chuva, mas que equipes realizaram a distribuição preventiva de lonas no bairro Cascata. O órgão municipal também esclareceu que os alertas enviados aos celulares partiram da Defesa Civil do Estado, e não da estrutura da Capital. Até o início da noite, não havia informações sobre ocorrências relevantes relacionadas ao temporal em Porto Alegre.

Apesar de a Capital não ter sido afetada, houve registros de transtornos em cidades da Região Metropolitana. Em Guaíba, equipes da Infra e Defesa Civil atenderam chamados de quedas de árvores. Em São Leopoldo, quedas de postes bloquearam a ponte da avenida Mauá sobre o Rio dos Sinos. A cidade também registrou alagamentos por conta das fortes chuvas. Já em Sapucaia do Sul, alagamentos às margens da BR 116. mas sem o registro de bloqueios na rodovia. Também foram registrados diversos alagamentos em cidades como Sapiranga, Parobé, Nova Hartz e Taquara.

Veja Também