Cidades

Alistamento militar feminino ingressa em nova etapa nas unidades militares do RS

Jovens nascidas em 2007 passam por inspeções médica, odontológica e entrevista para serem consideradas aptas ao serviço voluntário

Etapa inicial de seleção das vagas femininas para cumprir serviço militar no Exército Brasileiro
Etapa inicial de seleção das vagas femininas para cumprir serviço militar no Exército Brasileiro Foto : Camila Cunha

Jovens do sexo feminino alistadas no serviço militar passam, até o final de outubro, por novas fases de seleção voluntária para ingresso nas Forças Armadas. Ao todo, foram 518 alistamentos de mulheres nascidas em 2007 em Porto Alegre e outros 185 em Canoas, na região Metropolitana. Os números são considerados excelentes pelo 1º tenente André Mendes Ribeiro, presidente da Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas da 3ª Região Militar.

“Acredito que as meninas estão bastante empolgadas, porque, muitas vezes, os pais delas são militares, então elas querem vir conhecer e saber como é estar dentro das Forças Armadas, com possiblidade genuína de seguir carreira”, disse ele. É a primeira vez que as Forças alistam mulheres em sua história, com a adesão delas sendo voluntária.

Houve o desafio de adaptar o processo seletivo para incluir pessoas do sexo feminino, com inspeções de saúde acompanhadas por uma enfermeira, além do médico responsável. A jovem Nathalia Rosa da Silva, 18 anos, disse ter decidido se alistar após acompanhar a experiência do namorado servindo como soldado.

Etapa inicial de seleção das vagas femininas para cumprir serviço militar no Exército Brasileiro | Foto: Camila Cunha

"Ele conseguiu ter força e determinação e isso me incentivou muito, quando abriu o alistamento para mulheres eu não pensei duas vezes e me inscrevi. Acho que vai ser uma coisa boa na minha vida", comentou ela. Em janeiro de 2026, as jovens consideradas aptas serão designadas para Organizações Militares dos dois municípios; no caso de Canoas, a Base Aérea.

Além destas duas cidades, no Rio Grande do Sul a seleção feminina voluntária ocorre também em Santa Maria. Para o próximo ano, a seleção inicia em 2 de janeiro e segue até 30 de junho, na Junta de Serviço Militar ou no site do alistamento. De acordo com o Ministério da Defesa, em todo o país, 33.721 mulheres se alistaram voluntariamente, com a maioria, mais de 8 mil, se alistando no Rio de Janeiro.

Elas vão concorrer a pouco mais de 1.400 vagas, distribuídas entre Exército, Marinha e Aeronáutica. Conforme o Exército, o objetivo é que, até 2035, mais de 11 mil mulheres sejam incorporadas, cerca de 20% do efetivo que ingressa no serviço militar inicial todos os anos. Atualmente, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira têm em seu efetivo 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% do total.

Veja Também