Ampliação de rede de abastecimento beneficia complexo penitenciário e 2 bairros em Charqueadas
A obra teve investimento de R$ 500 mil e atenderá cerca de 10 mil, pessoas entre apenados e moradores no entorno

publicidade
Foi concluída a obra de ampliação da rede que vai beneficiar o sistema de abastecimento de água do Complexo Penitenciário Estadual de Charqueadas e dos bairros Morada do Sol e Vila AFP, em Charqueadas. A obra teve investimento de R$ 500 mil e atenderá cerca de 10 mil pessoas, entre apenados, servidores das sete unidades do complexo e moradores dos dois bairros.
De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), foram instalados 900 metros de tubulação para fortalecer a rede. A nova canalização é produzida com material mais resistente à pressão e de grande durabilidade, o que evita rompimentos. Com diâmetro de 200 milímetros, o encanamento garante melhor vazão de água em relação ao já existente na região, que é de 100mm. A mudança possibilita também menor gasto de energia e melhoria na distribuição de água para toda a cidade.
Para executar o projeto, foi preciso passar a tubulação por baixo da ERS 401. O serviço foi realizado pelo método não destrutivo, uma técnica de engenharia desenvolvida para não danificar estruturas durante a execução de obras, nem interferir no ambiente ao redor. Esse método vem sendo amplamente utilizado na construção civil para reduzir efeitos como bloqueios de trânsito, prejuízos ao meio ambiente e despesas com consertos de áreas danificadas.
A entrega da obra foi oficializada com a abertura do hidrante instalado na nova rede em frente à unidade principal da Penitenciária Estadual de Charqueadas. O equipamento auxilia no combate a incêndios e foi colocado estrategicamente no local para aumentar o nível de segurança ao Corpo de Bombeiros em caso de necessidade. “Essa ampliação beneficiará não só a região do Complexo Prisional, mas toda a cidade de Charqueadas, que passa a contar com maior eficiência na disponibilização e distribuição de água”, destacou o gestor de relações institucionais da Regional Sinos da Corsan, Márcio Galarça.