person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Antes de volta da chuva, Guaíba fica abaixo da cota de alerta em Porto Alegre

Defesa Civil da Capital emitiu alerta de temporal nesta quarta-feira

Dia é de sol nesta terça-feira, mas Defesa Civil alerta para temporais amanhã | Foto: Guilherme Almeida

Uma nova medição aponta o Guaíba em 2,48 metros nesta terça-feira na área do Cais Mauá, abaixo da cota de alerta de 2,50 metros no Centro de Porto Alegre. O tempo bom na Capital, no entanto, não deve durar muito. A Defesa Civil Municipal, inclusive, emitiu alerta de possíveis temporais e ventos fortes na cidade nesta quarta, o que pode elevar o nível das águas. 

Segundo a Defesa Civil, as chuvas podem ter volumes superiores a 60 milímetros e granizo. As informações são da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que monitora as condições climáticas. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.

A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem sair de suas residências durante o período de alerta. Aqueles que habitam áreas suscetíveis a riscos hidrológicos ou geológicos são aconselhados a buscar abrigo em locais seguros. A população também deve considerar buscar auxílio e refúgio temporário junto a familiares, especialmente em caso de necessidade. É crucial evitar transitar em áreas sujeitas a inundações, enxurradas ou deslizamentos de terra, bem como evitar entrar em áreas alagadas. 

Hoje o RS tem sol e nuvens com aumento de nebulosidade. Área de baixa pressão no Nordeste da Argentina instabiliza o tempo da tarde para a noite com chuva em várias regiões do estado, especialmente da Metade Oeste. Há risco de chuva localmente forte com raios e possibilidade de temporais isolados, sobretudo de granizo. 

Extravasamento da cota de inundação na semana passada 

O Guaíba chegou ao pico de 3,18 metros (18 centímetros acima da cota de inundação) na última quarta-feira, registrando a pior cheia desde 1941. Houve uma série de transtornos em Porto Alegre, pois além do alagamento histórico na área do Cais Mauá, a avenida Borges de Medeiros, a sede do Grêmio Náutico União e o Centro de Treinamento do Inter foram pontos que também foram tomados pela água, por exemplo.

No final de semana, o Guaíba voltou a preocupar. A prefeitura de Porto Alegre chegou a ordenar novamente o fechamento de comportas por conta de novos registros de alagamento na Orla do Guaíba. 

Correio do Povo