Saiba por que o Guaíba segue preocupando mesmo com a redução no nível da água

Saiba por que o Guaíba segue preocupando mesmo com a redução no nível da água

Outubro será um mês de chuva muito acima do normal na Metade Norte do Rio Grande do Sul, alerta a MetSul

MetSul Meteorologia

Outubro será um mês de chuva muito acima do normal na Metade Norte do Rio Grande do Sul, alerta a MetSul

publicidade

Apesar de apresentar baixa no nível da água neste domingo, a situação do Guaíba segue de alerta para o restante do mês, destaca a MetSul Meteorologia neste domingo. Isso porque se antecipa que outubro será outro mês de chuva muito acima do normal na Metade Norte gaúcha, onde se encontram as bacias de todos os rios que desaguam no Guaíba.

De acordo com a MetSul, há modelos indicando 300 mm a 500 mm de chuva em muitas cidades da Metade Norte neste mês. Há também um novo episódio de chuva forte na quarta-feira que será seguido de vento Sul e um segundo na primeira metade da semana que vem, que da mesma forma pode vir com vento do quadrante Sul. Assim, o Guaíba mesmo baixando vai seguir em cheia e com nível muito elevado, podendo atingir novamente marcas que são críticas.

Nível do Guaiba no sábado

O nível do Guaíba voltou a subir muito no sábado com forte vento Sul no Norte da Lagoa dos Patos, assim como alertava a MetSul Meteorologia. Com o vento, subiu cerca de 20 centímetros entre a madrugada e a tarde. O nível no meio da tarde do sábado alcançou 2,85 metros, de acordo com a leitura feita pela MetSul na régua física junto ao Centro da capital no Cais Mauá.

Com o vento e a forte ondulação, a água atingia momentaneamente até 3,00 metros, que é a cota de transbordamento no Cais Central da Mauá. Com isso, as águas por vezes extravasavam e alcançavam o piso do cais. Condição muito semelhante ao que a MetSul observou no local na grande cheia de outubro de 2015, quando o nível não chegou aos 3,00 metros, mas o Guaíba botava água para fora pela forte ondulação. São dias excepcionais.

Nos últimos 50 anos, em somente três oportunidades as águas do Guaíba alcançaram o piso do cais. Duas vezes apenas nos últimos três dias. Foi em 2015 com a cota de 2,97 metros, na última quarta com 3,18 metros (primeira vez que superou a cota de transbordamento desde 1967) e no sábado que passou (2,85 metros).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895