Antes do Gre-Nal, caças da Força Aérea sobrevoam Arena do Grêmio em homenagem a Santos Dumont

Antes do Gre-Nal, caças da Força Aérea sobrevoam Arena do Grêmio em homenagem a Santos Dumont

As aeronaves F-5 Mike chamaram a atenção também de quem passava pela Orla do Guaíba neste domingo

Kyane Sutelo

Torcedores que aguardavam o Gre-Nal foram surpreendidos pelo sobrevoo das aeronaves F-5 Mike do Esquadrão Pampa, da FAB.

publicidade

Milhares de olhos atentos fitavam o céu no fim da tarde deste domingo em Porto Alegre. A atração, desta vez, não era o famoso pôr do sol no Guaíba, mas sim os dois caças F-5 Mike, da Força Aérea Brasileira (FAB), que sobrevoaram a Arena do Grêmio, no bairro Humaitá, na zona Norte da Capital, momentos antes do início do clássico Gre-Nal 439, pelo Campeonato Brasileiro. 

• Brasileirão 2023: acompanhe em tempo real o clássico Gre-Nal 439

A ação faz parte da programação de homenagens ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont. Mais de 20 mil pessoas que esperavam a partida no estádio e que estavam no entorno, assistiram a apresentação. “Nada mais natural do que a visibilidade que o Gre-Nal tem para o povo gaúcho e a importância disso, para ter um público expressivo para ver essas comemorações e para que repercuta por todo o Estado e ao Brasil inteiro também”, disse a 2° Tenente QOCon Relações Públicas, da Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Canoas, Maiara Vicentini Farias. 

Na ação realizada antes do clássico de futebol, o show aéreo ficou por conta de duas das aeronaves que integram a frota do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14°GAV), o Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO). "Para o Esquadrão Pampa e a Base Aérea de Canoas como um todo, é uma honra iniciarmos as comemorações referentes ao aniversário do pai da aviação", afirmou o Tenente Coronel Aviador André Navarro De Lima Guimarães, Comandante do Esquadrão Pampa.

A Campanha da FAB

Antes do sobrevoo, os presentes puderam conhecer um pouco da história de Santos Dumont. “Desde que o mundo é mundo, o homem desejou voar. A ideia de alcançar os céus rendeu muitos momentos curiosos e de muita coragem. Em 1901, um homem conseguiu o feito: o brasileiro Alberto Santos Dumont”, narrou o locutor aos presentes no estádio. Foi assim que começou a apresentação da história do brasileiro que é considerado pai da aviação e foi escolhido como patrono da FAB. Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873 e morreu em 1932. Após o voo de dirigível em 1901, fez, em 1906, o primeiro voo de aeroplano: o 14-Bis. 

Foi para marcar os 150 anos do nascimento do inventor brasileiro, que a Força Aérea planejou as atividades. Além de propagar a história do seu patrono, a FAB afirma que, com a programação, pretende que a população conheça a cultura aeronáutica e a instituição, também incentivando as novas gerações a desenvolverem soluções inovadoras que contribuam para o progresso da sociedade, como fez o homenageado deste ano. 

Ações são planejadas em todo o país, ao longo do ano, mas com pioneirismo em solo gaúcho. “Nós, aqui no Rio Grande do Sul, somos os primeiros a iniciar essas comemorações”, contou a representante da Comunicação Social da Base Aérea de Canoas.

O show aéreo deste domingo não foi exclusivo para os torcedores que acompanhavam o jogo de futebol no estádio. Quem circulava pelo entorno da Orla do Guaíba no fim de tarde também pôde conferir o sobrevoo das F-5. As aeronaves saíram da Base Aérea, em Canoas, fizeram a primeira aparição na Arena e seguiram para sobrevoar a Orla, surpreendendo quem circulava no local. Após, os caças retornaram para uma última passagem pelo estádio antes de encerrar a atividade, retornando à Canoas.

Música e outras atividades

Além do barulho dos rasantes das aeronaves, antes do apito de início da partida, também teve um som mais apurado. A Banda de Música da Base Aérea de Canoas se apresentou antes do primeiro sobrevoo, na Esplanada e também no campo. Na ocasião, os torcedores de Grêmio e Internacional também puderam conferir um vídeo sobre a história de Santos Dumont.

A programação da FAB de homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont aqui no Estado começou ainda no sábado. As duas aeronaves F-5 Mike, do Esquadrão Pampa, participaram de um evento em comemoração aos 90 anos do Aeroclube do Rio Grande do Sul (ARGS), no bairro Belém Novo, na zona Sul da Capital. A previsão é de que novas atividades sejam realizadas ao longo do ano no Estado. O calendário está sendo planejado pela Base Aérea, junto do 5º Comando Aéreo Regional (V Comar) e também do Centro de Comunicação da Aeronáutica (Cecom Saer).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895