Antiga Casa do Chefe da Estação voltará a ser utilizada em Montenegro

Antiga Casa do Chefe da Estação voltará a ser utilizada em Montenegro

Desde 2006 o complexo da Estação Cultura passa por revitalização

Stephany Sander

A Casa conta com um salão para cerca de 80 pessoas e salas que poderão ser utilizadas para oficinas e atividades

publicidade

A antiga Casa do Chefe da Estação, localizada no complexo Estação Cultura, em Montenegro, e que servia de moradia para quem controlava a chegada e partida dos trens da Estação Férrea da cidade voltará a ser utilizada. O espaço, localizado na parte dos fundos do complexo foi totalmente recuperado dentro do projeto de restauração do patrimônio e da história de Montenegro, que contou com apoio da Braskem através da Lei de Incentivo à Cultura e coordenação da Entidade de Filantropia, Cultura e Arte (EFICA) de Montenegro.

A Casa conta com um salão para cerca de 80 pessoas e salas que poderão ser utilizadas para oficinas e atividades. Foram construídos ainda banheiros externos, que poderão ser utilizados pelos visitantes, inclusive em eventos, o que era uma das maiores necessidades do espaço. Dentro do projeto de sustentabilidade, foram instaladas 56 placas fotovoltaicas, gerando energia limpa, com economia de até 98%, em todo o complexo.

Através da Braskem, os investimentos, nas quatro etapas do projeto, somam R$ 3,6 milhões, segundo o gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, que comemora a conclusão deste trabalho de resgate histórico das origens de uma cidade que sempre esteve atenta ao desenvolvimento econômico e social de sua comunidade. “O que mais nos alegra é ver o quanto os moradores daqui já estavam, até começar a pandemia, usufruindo do local. Com tudo pronto, a Estação fica ainda mais bonita e convidativa para desenvolvimento de projetos que também apoiem a sua sustentabilidade” afirma.

Desde 2006, o complexo da Estação Cultura passa por uma revitalização. Foram recuperados o prédio principal da Estação Férrea e o antigo prédio dos Correios e Telégrafos construído por volta de 1928, respectivamente. Este prédio foi estruturado de uma forma peculiar, com uso de trilhos de ferro, formando uma estrutura aparente, posteriormente preenchida com tijolos em cutelo, numa técnica similar à das antigas casas enxaimel, técnica de construção trazida da Alemanha, baseada na montagem de paredes com hastes de madeira encaixadas entre si. Em 2016, foi a vez da recuperação do antigo restaurante, datado da década de 1930, que estava em ruínas e foi transformado no Espaço Braskem.

O prédio principal da Estação da Cultura sedia ainda a Pinacoteca Municipal, além de ter espaço para exposições e outras atividades culturais. A partir de 2008, a instalação passou a abrigar também o Museu de Arte de Montenegro. “É uma grande alegria poder entregar mais um espaço cultural desse porte, onde acontecerão oficinas de arte e artesanato e outras atividades abertas ao público. As novas instalações da Casa do Chefe ainda poderão receber reuniões e palestras. Estamos muito animados com toda a contribuição que tivemos em mais esse passo no resgate da história de Montenegro”, afirma Clarice Biehl, presidente da EFICA.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895