Antiga Estação Férrea de Carlos Barbosa passará por restauração

Antiga Estação Férrea de Carlos Barbosa passará por restauração

Expectativa é de que as obras sejam realizadas no prazo de um ano

Celso Sgorla

Prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras

publicidade

A Administração Municipal de Carlos Barbosa recebeu autorização da Secretaria Especial da Cultura do governo federal para execução da obra de requalificação da antiga Estação Férrea, inaugurada em 1909. O processo teve início em 2018, quando arquitetos da cidade debateram e apresentaram propostas para utilização do espaço. Em seguida, a prefeitura contratou uma empresa para realizar a captação de recursos via lei federal de incentivo à cultura e executar a obra.

Após o período de adequações entre o então Ministério da Cultura, hoje Secretaria Especial da Cultura, subordinada ao Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a empresa Guilda Centro Histórico de Porto Alegre, houve a homologação da proposta e a liberação dos recursos captados junto a empresas.

O prédio de 113 anos está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras. Com melhorias na estrutura geral e aquisição de mobiliário, a antiga Estação Férrea deve servir à comunidade oferecendo um auditório e espaço para atividades artísticas e culturais. A expectativa é de que as obras sejam realizadas no prazo de um ano. “Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura”, enfatizou Eliseu Demari, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), órgão que executa a política cultural do município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895