Cidades

Anunciados R$ 17,5 milhões para obras em São Lourenço do Sul

Investimento do governo do Estado em pavimentação são oriundos de acordo com a rede Farmácias São João

Dois trechos que  beneficiam um hospital e um frigorífico serão pavimentados
Dois trechos que beneficiam um hospital e um frigorífico serão pavimentados Foto : Vitor Rosa/ Secom Governo do RS/ CP

Em breve devem começar as obras de pavimentação de dois trechos de estrada em São Lourenço do Sul, na região Sul. O acordo foi assinado pelo governador Eduardo Leite e o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. As obras de asfaltamento de 4,8 quilômetros no total terão um custo de R$ 17,5 milhões.

Destes, 3,5 quilômetros estão na ERS 265, que vai até o Hospital da Reserva e terão um investimento de R$ 12,7 milhões. O outro trecho de 1,3 quilômetro fica entre a BR 116 e o Frigorífico Coqueiro e terá um custo de R$ 4,8 milhões.

Os recursos são oriundos de um acordo do governo do Estado com a rede Farmácias São João, por meio de compensação de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Esta metodologia está sendo aplicada em várias frentes que se consegue conciliar o interesse privado, de empresas que tem capacidade pelo que contribuem em ICMS de fazer o investimento diretamente em obras de infraestrutura, fizemos o encaminhamento, além é claro dos investimentos feitos com recursos do governo do Estado”, explica.

Ele enfatiza que o dinheiro, ao invés de entrar diretamente no caixa do Estado, é dirigido diretamente para a obra. “Os recursos serão dirigidos diretamente para a pavimentação até o hospital garantindo mais qualidade de vida a quem busca a instituição e facilitando o acesso. Também melhoraremos o acesso ao frigorífico, que é importante para geração de empregos”, acrescentou o governador.

O secretário reforçou a importância do incentivo à pavimentação asfáltica a partir da compensação de impostos. “O ICMS, neste caso, é colocado diretamente em uma ação que impacta a vida das pessoas”, observou.

O prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten, comemorou o investimento. “É um investimento muito importante para a economia do município. O acesso ao Hospital São João da Reserva vai nos permitir ampliar a oferta de serviços médicos e hospitalares para a região”, frisou. Sobre o asfaltamento até o Frigorífico o prefeito disso que, a partir da conclusão da obra, a empresa poderá obter o Certificado de Inspeção Federal (CIF). “Com isto, poderá exportar a carne produzida pelo frigorífico que consideramos a melhor do país”, completou.