Após enchentes, como estão e o que faltam nas obras do Parque Harmonia, em Porto Alegre

Após enchentes, como estão e o que faltam nas obras do Parque Harmonia, em Porto Alegre

Concessionária GAM3 Parks garantiu que entrega de instalações obrigatórias até agosto, antes do Acampamento Farroupilha

Felipe Faleiro

Parque foi atingido por mais de dois metros de água durante as enchentes

publicidade

O Parque Harmonia, em Porto Alegre, foi atingido por 2,25 metros de água durante as enchentes de abril e maio, afetando o andamento das obras de revitalização do espaço, e devido a problemas com a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) 16, que atende o local. Iniciados em 2022, os trabalhos executados pela concessionária GAM3 Parks e com investimento previsto de R$ 281,1 milhões, avançam em um ritmo diferente depois da tormenta.

A cerca de 50 dias do início de mais uma edição do tradicional Acampamento Farroupilha, que será realizado entre 7 e 22 de setembro, a empresa mesmo assim garante até lá a entrega das instalações obrigatórias. Segundo a Prefeitura, são elas: sanitários públicos, acessos, espaço para realização temporária dos eventos obrigatórios, espaço para alimentação e comércio, sistema de comunicação visual e sinalização, reforma da Casa do Gaúcho, edificações culturais, centro de informações ao usuário, paisagismo, mobiliário urbano, sistemas de infraestrutura urbana e caminhos para pedestres.

“Nosso plano era entregar as obras obrigatórias muito antes do prazo estabelecido no contrato de concessão. Perdemos todo o mês de maio. Mesmo com a perda de tempo, faremos a entrega completa antes do Acampamento Farroupilha”, afirmou a GAM3, em nota. A exceção são dois conjuntos de banheiros, solicitados como acréscimo pela fiscalização, que serão executados “na sequência”.

A infraestrutura completa estava prevista para dezembro de 2025, 36 meses após a assinatura da ordem de serviço. Até agosto, a concessionária afirmou que deverão estar concluídas a pavimentação da praça central, 14 operações de estabelecimentos comerciais, calçadas, acessos de embarque e desembarque ao redor do parque. Conforme o cronograma inicial, estas obras tinham entrega prevista para o último mês de junho.

Mas o período em questão foi dedicado à “remobilização de equipe, envolvendo a chegada da mão de obra ao parque, compra dos materiais perdidos e avaliação dos danos”, disse a concessionária. Já as edificações têm prazo de conclusão até dezembro de 2026. A infraestrutura básica, como rede pluvial, elétrica, de gás e esgoto, já havia sido concluída antes das enchentes, bem como a reinstalação da estátua em homenagem a Jayme Caetano Braun, junto ao Pórtico Missões, na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Após o Acampamento Farroupilha deste ano, a GAM3 afirma que serão criados o playground Sepé Tiaraju, cobertura e o pergolado da Praça Harmonia, finalização do prédio operacional, paisagismo e replantio compensatório “assim que aprovado”. O evento deste ano recebeu 191 inscrições de piquetes, superando as expectativas, salientou a Administração, e terá caráter solidário, com arrecadação de donativos para as famílias afetadas pela tormenta no Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895