Após oito meses, Santa Cruz do Sul conclui obras de reforma do Centro Materno Infantil

Após oito meses, Santa Cruz do Sul conclui obras de reforma do Centro Materno Infantil

Atendimentos iniciam neste sábado, às 7h

Por
Otto Tesche

Desde a inauguração, em 1999, esta é a primeira intervenção geral no prédio

publicidade

A entrega da reforma do Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul ocorre nesta sexta-feira, depois de quase oito meses desde o início das obras na estrutura, na travessa Vereador Walter Kern, ao lado da antiga Estação Férrea. O funcionamento do novo local iniciar-se-á no sábado, às 7h. Desde a inauguração, em 1999, esta é a primeira intervenção geral no prédio, com melhorias também em equipamentos e mobiliários, com o investimento de mais de R$ 1,9 milhão. Desde março, a maior parte dos atendimentos ocorria na rua Ernesto Alves, 128.

A reforma teve que ser suspensa temporariamente devio à pandemia, assim como a abertura do prédio, que estava prevista para a segunda quinzena de março. Entretanto, com a possibilidade de retomada, as equipes retornaram ao local nas últimas semanas para os acabamentos e instalação de mobílias e equipamentos. “Intensificamos os trabalhos nas últimas semanas, dentro do que é permitido pelo decreto, para entregar a obra”, disse o prefeito Telmo Kirst.

O secretário municipal de Saúde, Giovani Alles, explica que a abertura para a população ocorrerá no dia seguinte ao da entrega devido à necessidade de reforço na limpeza dos espaços, como prevenção à Covid-19. "Até a abertura oficial, às 7 horas de sábado, os atendimentos seguirão normalmente no atual prédio do Cemai", explica.

Alles pede ainda a compreensão da comunidade neste momento de pandemia. "Pedimos que somente aqueles que necessitem de atendimento de urgência e emergência procurem o serviço, pois estamos em meio a uma situação pandêmica".


O projeto do novo Cemai é da arquiteta Karianne Tadiel Pacheco. A estrutura foi transformada em um espaço mais acolhedor para bebês, crianças, gestantes e mães, com ambientes humanizados. Junto à sala de espera da pediatria foram instalados assentos adaptados para crianças e uma ampla área de recreação, o chamado Espaço Kids. Para a entrega, ele foi equipado conforme o projeto, com televisão, livros infantis, brinquedos, jogos pedagógicos, materiais de desenho e mesinhas para colorir, porém, parte dos acessórios serão retirados temporariamente em razão das medidas de prevenção à Covid-19.