O Acampamento Farroupilha começou a ganhar vida no Parque Harmonia na manhã deste sábado. Após um embate judicial — que ainda poderá ter novos desdobramentos — pela paralisação das obras no local, houve autorização de retomada e os piquetes estão chegando ao espaço aos poucos.
Conforme a Comissão dos Festejos Farroupilhas, os acampados foram divididos em três grupos: o primeiro de 120, dos 232 inscritos. "Estamos muito felizes. Não é como a gente queria, mas vai acontecer", garantiu a presidente da Comissão, Liliana Cardoso.
Às 8h da manhã deste sábado, Liliana já estava no Parque para acompanhar a instalação dos piquetes de perto. Ela comentou a união dos tradicionalistas para que ocorresse o evento. "Foi muito bonito ver a mobilização de todos", afirmou.
Entre os entusiastas está Jorge Luiz da Silva Carrão, do piquete Chimango, pioneiro do Acampamento Farroupilha. "Desde o dia 4 de setembro de 1982. A primeira barraca no Harmonia foi nossa", orgulha-se ele.
Nesta manhã, Carrão aguardava empolgado o caminhão para levar o material de construção da sua estrutura. "A gente está nessa expectativa de, como nos outros anos, armar o galpão para confraternizar, fazer nosso churrasco", disse o tradicionalista.
Estrutura
Quem também já está preparando sua estrutura é Alexandre Carl Goularte Pinheiro. Como a chuva dos últimos dias deixou alguns trechos alagados, foi colocada brita para facilitar a montagem do piquete no qual ele é patrão, o Rancho do Pinheiro. E o tradicionalista concedeu entrevista em uma pausa rápida, enquanto descarregava a madeira do caminhão. "Agora, até dia 20 de setembro, estaremos aqui direto", afirmou o patrão.
"O temporal já passou, agora vem a calmaria. É só questão de detalhes", afirmou Carrão, do piquete Chimango. No entanto, o presidente da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), Rogério Lara, disse que ainda são muitos detalhes. "A gente conseguiu colocar o pessoal, hoje, na correria. Mutirão, união de todo mundo, dedicação, estresse", descreveu Lara.
Entre os trabalhos que ainda precisam ser feitos, segundo Lara, estão a instalação elétrica, porque os acampados ainda não dispõem de luz, e parte da hidráulica, como a colocação de tampas de bueiro. Apesar das dificuldades, ele defende que será uma experiência mais qualificada. "Está sendo difícil essa primeira fase da montagem, mas esse ano vai ser melhor, depois que começar, por causa da infraestrutura que teremos", projetou o presidente da Acamparh.
Previsão é de que mais 20 a 50 piquetes comecem a montar suas estruturas na quarta-feira e o restante deve chegar no próximo sábado, de acordo com a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas. A montagem de todas as estruturas deve ficar pronta até 30 de agosto. No dia 31 de agosto deve ocorrera vistoria do Corpo de Bombeiros para o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). O acampamento ocorre de 1º a 20 de setembro.
O Parque Harmonia foi o centro de um disputa de decisões judiciais em virtude das obras que ocorrem no local. Após serem suspensos, os trabalhos foram liberadas pelo Desembargador Marcelo Bandeira Pereira, da 21ª Câmara Cível do TJRS, no dia 4 de agosto.