Segundo a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, uma comitiva da pasta vai à Lisboa em março, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), para ajustar detalhes sobre a reabertura da conexão aérea entre Porto Alegre e Lisboa e fechar últimos detalhes da vinda de jornalistas portugueses — editores-chefe do jornal O Público e da revista Volta ao Mundo — à Porto Alegre em abril.
Com chegada prevista para 1º de abril, os comunicadores virão no primeiro voo direto que chega à Capital gaúcha após a reabertura da linha aérea e devem permanecer no Estado durante uma semana. No mesmo voo, chegam a Porto Alegre também outros membros da comitiva portuguesa, como o CEO da companhia aérea TAP, Luís Rodrigues. A estratégia da pasta é ampliar a divulgação dos destinos turísticos do RS a turistas estrangeiros.
"Estamos empenhados em fortalecer a presença do Rio Grande do Sul no cenário turístico internacional. A participação na BTL e a vinda de jornalistas portugueses são passos estratégicos para divulgar nossos destinos únicos. A reabertura da ligação direta entre Portugal e o Estado reforça ainda a importância dessa conexão para o turismo e a economia do nosso Estado", enfatiza o secretário do Turismo, Ronaldo Santini.
Segundo o secretário Ronaldo Santini, cada um dos jornalistas visitantes escolherá um destino diferente, a partir de um roteiro construído pela Setur. Os destinos terão diferentes características, a fim de divulgar a diversidade do estado. Além da Serra Gaúcha, já consolidada internacionalmente, a pasta quer divulgar localidades menos exploradas, como a Região das Missões Jesuíticas Guaranis, no noroeste do estado, que completa 400 anos em 2026, o Vale do Taquari, também com forte presença do turismo religioso, e o Pampa Gaúcho, marcado pela cultura tradicional e pelas belezas naturais.
"O turista europeu demanda muito por praias e isso acaba automaticamente levando ao Nordeste. Mas também é verdade que eles estão de alguma forma saturados de sempre os mesmos destinos, as mesmas experiências, e agora buscam, segundo a pesquisa que realizamos no mercado, novas experiências, produtos diferenciados, que dentro do RS podem ser segmentados dentro de algumas áreas. O enoturismo, por exemplo, é um mercado que tem despertado muito interesse na Europa e outro é o turismo de natureza, como Cambará do Sul, que já foi citado por um jornalista português por conta de uma novela gravada no local que foi veiculada lá”, comenta Santini.
Ainda de acordo com o secretário, a comitiva que irá à Portugal em março levará empresários gaúchos do setor turístico de cada região escolhida pela secretaria. A ideia é “identificar os principais interesses dos turistas e acrescentar o que for observado por lá ao roteiro de viagem”, que será apresentado aos jornalistas portugueses em abril.
Retomada
Conforme análise do Observatório do Turismo, com base em dados da plataforma ForwardKeys, a venda de passagens entre Lisboa e Porto Alegre cresceu 7% desde que a retomada do voo direto entre as duas capitais foi disponibilizada para compra de bilhetes, de dezembro de 2024 até o dia 13 de fevereiro deste ano. O período comparado é o mesmo entre 2023 e 2024. Esse aumento reflete o potencial de crescimento do fluxo turístico entre o Rio Grande do Sul e Portugal.
Além da ligação direta com o país lusitano, e outras já em vigor — como Santiago (Chile) e Lima (Peru), o Salgado Filho também terá voos diretos para outros destinos, como Buenos Aires (a partir de março) e Bariloche (durante a temporada de inverno). A projeção é que a chegada de turistas internacionais ao Aeroporto Salgado Filho cresça 79% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Considerando partidas internacionais e domésticas, os voos no acumulado desde a reabertura do aeroporto, de 16 de outubro de 2024 a 9 de fevereiro de 2025, correspondem a chegada de 415 mil passageiros. São Paulo e Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná representaram quase 80% das chegadas.
Sobre a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)
A BTL é um dos principais eventos do setor turístico na Europa, reunindo profissionais, empresas e destinos de todo o mundo. Em 2025, o Rio Grande do Sul terá um espaço dedicado para apresentar suas atrações e estabelecer parcerias estratégicas que possam impulsionar o turismo internacional no estado. A participação na feira reforça o compromisso da Setur em promover o Rio Grande do Sul como um destino globalmente competitivo e atrativo.