Apagão atinge parte do Rio Grande do Sul e outros Estados do país

Apagão atinge parte do Rio Grande do Sul e outros Estados do país

Ministério de Minas e Energia confirmou o problema e trabalha para carga ser restaurada

Correio do Povo

publicidade

Um apagão foi registrado no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, por volta das 8h30min. Outros nove estados e mais o Distrito Federal também foram atingidos.

Segundo a CEEE Equatorial, "houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema o que ocasionou perda no suprimento de energia para alguns estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul". 

Em Porto Alegre, as regiões do Centro Histórico, Farrapos e Sertório registraram vários semáforos desligados. A EPTC trabalha para o restabelecimento da operação.

Segundo a CEEE Equatorial, os estados em que há concessão do grupo, como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. A CEEE Equatorial acompanha junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo ERAC, as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Mais dez estados e Distrito Federal afetados 

O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil e do Sudeste. A falta de energia foi registrada em pelo menos outros 10 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Paraíba e no Distrito Federal.

Ainda segundo o MME, recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.  A equipe do Ministério está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como a apuração das causas do incidente.

EPTC deslocou agentes 

Em Porto Alegre, diversos semáforos foram desligados nas vias da cidade, principalmente em cruzamentos com a Avenida Sertório e Oscar Pereira. Alguns semáforos já foram reestabelecidos. A EPTC informou que foram deslocados agentes para os locais com maior volume de tráfego e riscos de acidentes, para minimizar o impacto da falta de energia.  

Por volta das 10h26 da manhã já haviam sido restabelecidos o seguintes cruzamentos, de todos da aérea do Centro Histórico: 

Rua Garibaldi X Rua Largo Vespasiano 
Rua Lima e Silva X Rua Luiz Afonso
Rua Lima e Silva X Rua República 
Rua Nilópolis X Rua Amélia Teles
Sertório X Joaquim Silveira
Sertório X Panamericana
Sertório X Dona Alzira
Farrapos X Cancio Gomes
Palmeira X Iguassu
Protásio Alves X Ivo Corseiul
Oscar Pereira X Oscar Schneider
Oscar Pereira X Niterói X Dom João VI

Seguiam em atendimento:

Av. Oscar Pereira X Madre Ana
 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895