O salão nobre da Prefeitura de Rio Grande ficou lotado durante a audiência pública que discutiu os projetos de engenharia para a construção de uma ponte entre o município e São José do Norte, pela BR 101. A reunião, que contou com a presença de autoridades de vários municípios, foi proposta pelo deputado estadual, Halley Lino (PT), na Comissão de Economia, Desenvolvimento Social e Turismo da Assembleia Legislativa.
O objetivo da iniciativa foi de forma transparente garantir a participação popular na seleção da empresa responsável pelo projeto. A abertura dos envelopes que irá escolher a empresa está marcada para o próximo dia 14 de maio, às 15h.
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentou as quatro propostas que estão em estudo. As diferenças são se a ponte será móvel ou fixa e dois traçados diferentes, ao sul ou ao norte de São José do Norte, com 140 metros de extensão. O projeto também propõe melhorias na BR 101. O contrato tem em torno de mil dias. A empresa vencedora irá elaborar o projeto executivo desta ligação a seco, que irá enxergar qual a melhor alternativa ambiental, econômica e definindo a questão do local onde sairá a ponte. O deputado federal, Alexandre Lindenmeyer acredita que a ponte deva sair próximo a Honório Bicalho, em Rio Grande até as imediações do Estaleiro EBR, em São José do Norte. "Esperamos ter uma empresa vencedora no certame e uma vez assinado o contrato, possamos ver a elaboração do projeto executivo dentro do prazo. Após uma outra etapa que será nós transformarmos em uma obra efetiva", projeta.
O diretor geral do Dnit, Fabrício de Oliveira Galvão, por uma participação por vídeo, disse que o projeto contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é prioridade do governo federal, com investimento de mais de R$ 10,3 milhões para a elaboração do projeto. Na sequência, Pinheiro mostrou um vídeo explicativo e detalhado da iniciativa. "O estudo de viabilidade realizado avaliou diferentes estruturas e traçados para ligação seca entre as duas cidades", disse o vídeo. O projeto também inclui melhorias na BR 101 entre Osório e São José do Norte. "O projeto fixamos na ponte. A primeira etapa é definir qual é a melhor das quatro alternativas. Os traçados são parecidos e a chegada em Rio Grande é próxima. Vai ter audiência, todo o diálogo necessário com a sociedade para definir isto", garantiu
O Deputado Estadual Lino lembrou que a ponte entre os dois municípios é um sonho de mais de 50 anos. "Saúdo todos que ao longo de décadas têm construído essa caminhada, sonhado e lutado. Essa é uma pauta de interesse do Rio Grande do Sul e do Brasil, e só com essa compreensão vamos colocar essa obra em pé", finalizou.