Ar polar derruba mínimas para ao redor de 0ºC, nesta segunda-feira no RS

Ar polar derruba mínimas para ao redor de 0ºC, nesta segunda-feira no RS

Começo da semana deve ser muito gelado, com presença de geada e chances de neve ou chuva congelada em alguns pontos

MetSul Meteorologia

Capital também deve ter amanhecer gelado

publicidade

Um reforço de ar polar impulsionado por um ciclone extratropical no Atlântico cobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será um dia frio em todo o estado com temperatura baixa mesmo durante a tarde e sob a presença do sol.

O ar seco e frio proporciona uma segunda-feira com amplos períodos de tempo aberto. Nuvens aparecem mais na Metade Leste do estado. O ar frio ingressa acompanhado de vento, que pode ter rajadas de 40 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho, reforçando a percepção de frio com baixa sensação térmica.

As mínimas rondam 1ºC em Santa Rosa e -2ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, não superam os 15ºC em Uruguaiana e os 16ºC em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 7ºC e 14ºC.

A MetSul Meteorologia alerta que um reforço de ar polar ingressa no Sul e no Sudeste do Brasil neste começo de semana, intensificando o frio nos três estados do Sul, com tendência de geada generalizada e ainda a possibilidade de uma nova ocorrência de precipitação invernal (neve e/ou chuva congelada). Uma massa de ar frio de trajetória continental ingressou no final da última semana com queda acentuada da temperatura e chegou a provocar neve e chuva congelante no Planalto Sul Catarinense entre as últimas horas da sexta-feira e o começo do sábado na área de São Joaquim.

O amanhecer mais frio será o de terça, com até -7ºC a -5ºC nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Grande parte do território gaúcho amanhecerá com marcas perto de 0ºC ou negativas, o que vai trazer formação de geada generalizada com o fenômeno até em alguns bairros de Porto Alegre, onde no extremo Sul da cidade pode fazer 1ºC a 3ºC.

Na segunda metade da semana, ar mais quente ingressa a partir do Nordeste da Argentina e aquece rapidamente. Vários cidades devem ter tardes de temperatura agradável no próximo fim de semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895