ARI homenageia profissionais durante programação da Semana da Imprensa
Uma série de atividades ocorreram na sede da Associação Riograndense de Imprensa em Porto Alegre, neste sábado
publicidade
Para marcar a Semana da Imprensa, a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promove atividades até o dia 7 deste mês. Neste sábado, uma programação emocionada ocorreu na sede da entidade, na avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre.
Os trabalhos começaram com o painel “Hipólito José da Costa e a Independência da América Latina”, abordado pelo escritor e jornalista brasileiro/peruano Roberto Revoredo, autor do livro sobre o patrono da imprensa brasileira, e Wellington Silva, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. A mediação foi do presidente da ARI, José Nunes.
Na sequência, o Memorial dos Jornalistas Inesquecíveis, incluiu os nomes dos jornalistas falecidos Santa Irene Lopes de Araújo, Leila Weber e Maria Luiza Antunes. Em um reinaugurado Bar da Ari, o fotógrafo Itamar Aguiar foi homenageado com a Galeria da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado) batizada com seu nome. Entre as fotos premiadas pela ARI emolduradas, estão trabalhos dos profissionais do Correio do Povo Ricardo Giusti e Mauro Schaefer. A programação se encerrou com o lançamento da 3ª edição do Prêmio ARI de Assessoria de Imprensa.
O Dia Nacional da Imprensa é celebrado no dia 1º de junho, data oficializada em 1999 pelo Congresso Nacional por iniciativa da ARI, com o objetivo de homenagear o primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, fundado e dirigido pelo gaúcho Hipólito José da Costa.