Arquitetos, engenheiros e voluntários lançam campanha de solidariedade para reconstruir Porto Alegre

Arquitetos, engenheiros e voluntários lançam campanha de solidariedade para reconstruir Porto Alegre

A previsão é que 30 casas na Zona Norte e Arquipélago sejam restauradas pelo grupo

Correio do Povo

Casa no bairro Sarandi é um dos lares que já foram selecionadas para serem atendidos pelo projeto Reconstrói POA

publicidade

A rede de solidariedade para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul cresce cada vez mais. Desta vez, um grupo de voluntários da área da arquitetura e engenharia foi formado para ajudar na retomada de famílias no pós-enchente. Seja na doação de materiais, mutirão de limpeza ou mesmo na reconstrução de casas, o objetivo do projeto Reconstrói POA é um só: fazer o bem a quem mais precisa de ajuda para retomar a vida.

Segundo a arquiteta Hare Bueno, uma das voluntárias do grupo, o primeiro mutirão de limpeza estava programado para ocorrer neste final de semana, mas precisou ser adiado em função da chuva e da volta dos alagamentos em diversos pontos da capital. Ela conta que o grupo foi formado para ajudar na reconstrução de lares atingidos pela enchente. No início, serão atendidas 10 casas no bairro Sarandi, com possibilidade de atender mais 10 no Humaitá e outras 10 nas ilhas.

“Nosso grupo de voluntários tem cerca de 60 profissionais da área. Também temos assistente social, psicólogas e assistência jurídica. Sabemos que não lidamos apenas com casas, mas com a história dessas famílias. A nossa ação parte da limpeza destes lares pós-enchente. Teremos também vistorias estruturais, elétricas e hidráulicas para verificar se o espaço está pronto para que as famílias retornem. Depois disso, iniciaremos com os reparos dos danos causados na casa”, contou.

A arquiteta conta que serão escolhidas famílias em vulnerabilidade social para serem atendidas no projeto. “Teremos idosos, mães solteiras e muitas outras particularidades, como uma família em que o filho tem paralisia cerebral. São pessoas que a gente acredita que terão uma maior dificuldade de se reestruturar sem o apoio necessário”, completou.

Ainda conforme Hare, as etapas de limpeza, vistoria e reparos serão acompanhadas por empresas parceiras, que auxiliarão na higienização de móveis e manutenção de redes elétricas e hidráulicas. Todos os recursos que serão utilizados no projeto são arrecadados através da chave Pix colabore@reconstroipoa.com.br e com ações nas redes sociais do grupo: @reconstroi.poa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895