Arte 100% Solidária promove leilão online com obras de 41 artistas de todo o Brasil

Arte 100% Solidária promove leilão online com obras de 41 artistas de todo o Brasil

Iniciativa de transformar a arte em solidariedade arrecadará fundos para desabrigados das enchentes do RS

Guilherme Sperafico

publicidade

O produtor cultural Norton Flores, em parceria com o leiloeiro Helcio Kronberg, está organizando um leilão inovador e solidário, denominado Arte 100% Solidária, cujo objetivo é arrecadar fundos para as famílias desabrigadas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. Este leilão eletrônico será realizado de 26 de junho a 26 de julho, sob a coordenação de Kronberg, através do site Kronberg Leilões.

A proposta do leilão é não apenas arrecadar fundos, mas também transformar a arte em um ato de solidariedade. O projeto conta com a participação de 41 artistas renomados no universo das artes de todo o Brasil. A renda das obras exclusivas leiloadas será integralmente revertida para as ONGs Cozinha Solidária e Ascendendo Mentes, que estão fornecendo alimentação e apoio às comunidades gaúchas atingidas pela tragédia climática.

Idealizador da campanha, Flores enfatiza a importância de uma ação como esta em momentos de crise. “O que aconteceu no Rio Grande do Sul abalou todo o país. É impossível ficar inerte em um momento como esse. Por isso, a ideia de reunir tantos artistas renomados a favor de uma causa tão relevante para o Rio Grande do Sul. O Arte 100% Solidária permite que a gente transforme nossa arte em solidariedade, ajudando assim essas pessoas de alguma maneira”, destacou.

Ele explica que o leilão é totalmente eletrônico, permitindo que pessoas de qualquer parte do mundo participem. “Uma vez sejam vendidas as obras nesse mês que ele vai estar no ar, os próprios artistas recebem as informações dos compradores e encaminham as obras para eles, o dinheiro da venda vai para o leiloeiro e o leiloeiro encaminha para as ONGs diretamente”, detalha.

Conforme o organizador, a expectativa é de que a ação tenha um grande sucesso “A gente espera conseguir grandes lances para contribuir com a questão da alimentação do Estado, da população desabrigada. Eu acredito que com a generosidade do povo brasileiro a gente vai conseguir boas leilões”, pontua

Entre as razões para criar a campanha, a motivação pessoal de Flores também foi um fator determinante, explica o idealizador. “O que ocorreu no Rio Grande do Sul me sensibilizou muito, apesar de não ter nenhum familiar ou parente atingido diretamente por esta catástrofe. Achei que não poderia ficar indiferente ao sofrimento de tanta gente e que poderia fazer algo mais do que apenas contribuir enviando PIX para algumas instituições”, relata.

Ele acredita que a iniciativa não só ajudará financeiramente as vítimas das enchentes, mas também servirá de exemplo para outras ações solidárias. “Acredito que temos o dever de retribuir, mesmo que parcialmente, o que o mundo nos presenteou. E organizando ações como esta que me permitem de alguma forma dar este retorno. Por sorte tenho muitos queridos amigos artistas que pensam desta forma também.”

Os interessados podem conhecer as obras que serão leiloadas e as biografias dos artistas no site www.artecemporcentosolidaria.com.br. Assim, quando o leilão eletrônico começar, poderão dar os lances nas obras que mais lhes sensibilizarem.

Entre os artistas que já doaram suas obras para o leilão online estão Adriana Rocha, Ana Michaellis, Ana Rey, Anne Walbring, Angelo Pastorello, Antonio Freitas, Antonio Saggese, Beatriz Balen Susin, Camila Dotta, Carlinhos Oliveira, Carlos Alberto Oliveira, Cecília São Thiago Klimtt, Deja Rosa, Eduardo Kobbi, Eide Felton, Eliane Mourão, Eidi Feldon, Érico Hiller, Érico Santos, Flávio Scholles, Giancarlo Mecarelly, Gilberto Perin, Graça Craidy, Graziela Gilioli, Jessica Teixeira, João Paulo Barbosa, Kika Hermann, Kimi Nii, Lou Borghetti, Lucila de Avila Castilho, Lucrécia Couso, Maria Luisa Kirsten, Patricia Furlong, Paulo Behar, Paulo Vitor Carneiro, Pico Garcez, Renato Soares, Reynaldo Candia, Rodrigo Lodi, Ronaldo Caracas, Sheila Oliveira, Tarciso Lima, Willy Biondani e Zupo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895