Assinada ordem de início para revitalização do calçadão da orla do Lami, em Porto Alegre

Assinada ordem de início para revitalização do calçadão da orla do Lami, em Porto Alegre

Investimentos no local serão de R$ 6,4 milhões, com contrapartida da Multiplan e prazo de seis meses para conclusão

Felipe Faleiro

O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, visitam a orla do Lami nesta terça-feira, 10/12, para vistoriar o início das obras de revitalização dos 1.350 mil metros do calçadão

publicidade

Foi assinada, na manhã nesta terça-feira, a ordem de início das obras de revitalização da orla do Lami, no extremo sul de Porto Alegre. O ato ocorreu no local, com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e coordenador do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, Germano Bremm, do presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro, demais vereadores e representantes da Multiplan, empresa que firmou o contrato de contrapartida com a Administração para a realização dos trabalhos.

As obras terão duração de seis meses e investimentos de pouco mais de R$ 6,4 milhões, em um trecho de 1.350 metros da avenida Beira Rio, desde a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger até a rua Sônia Duro. “Este é um momento de retomada da cidade e não vamos parar, seja no Lami, no Sarandi, e somos muito gratos a estas parcerias que conseguimos firmar. Neste espaço vem gente de Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, para passar o final de semana aqui com a família, além, é claro, dos moradores daqui, que poderão desfrutar”, comentou Melo.

O calçadão será refeito em concreto, mais resistente do que a estrutura atual, e, ao longo do passeio, serão instaladas muretas com 45 centímetros acima do nível da calçada, de forma a atuar como barreiras. Os novos bancos e lixeiras serão de materiais mais resistentes à chuva, as lixeiras serão em concreto e aço carbono, e haverá plantio de mudas de vegetação nativa. Ao longo do calçadão, serão instalados recantos infantis com brinquedos e banheiros femininos, masculinos e com acessibilidade, em contêineres.

Nove conjuntos novos com churrasqueiras, bancos e mesas se somam aos cinco quiosques já existentes, que serão reformados. Além disso, o espaço receberá bicicletários e piso podotátil. “Tivemos, com as enchentes, 309 equipamentos destruídos, logo em meio aos 250 anos de Porto Alegre, porém já conseguimos recolocar 270 deles em operação, e estamos com mais de 50 em obras. Há uma complexidade em engenharia, mas estamos evoluindo bem, buscando parceiros privados e conduzindo este processo de recuperação”, comentou Bremm.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895