Associação Comercial de Porto Alegre debate impactos do South Summit

Associação Comercial de Porto Alegre debate impactos do South Summit

Reunião-almoço MenuPOA teve como convidados o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf

Kyane Sutelo

A presidente da ACPA, Suzana Velhinho, comandou o debate com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

publicidade

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) debateu, nesta terça-feira, o impacto da segunda edição do South Summit Brazil na Capital, para o empreendedorismo, o turismo a economia do Rio Grande do Sul. A reunião-almoço MenuPOA aconteceu no prédio sede da entidade, no Centro Histórico, e teve como convidados o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf. Representantes do setor comercial local lotaram o salão do MenuPOA. O South Summit acontece de 29 a 31 de março, no Cais Mauá.

Destacando a atenção do Executivo municipal com o tema, o prefeito da Capital anunciou que o gabinete de Inovação da cidade será transformado em secretaria. Sebastião Melo ressaltou que Porto Alegre possui um cenário positivo para a inovação, com mais de 50 startups pensando soluções e tecnologias, 4 parques tecnológicos de qualidade e modernização da prefeitura. "Nós licenciamos rápido, a papelada acabou, tem um governo digital", disse Melo. Ainda conforme o prefeito, uma licitação busca modificar a central do cidadão, para se tornar cada vez mais inovadora.

O vice-governador destacou que o Estado investiu aproximadamente R$ 14 milhões no evento que, junto com aporta da prefeitura da Capital, chegou a cerca de R$ 20 milhões de incentivo público. O retorno para a economia local, segundo Gabriel Souza, começa com o fluxo alto de aviões chegando e a movimentação financeira gerada pelo público. "O evento em si já é um grande negócio no sentido de geração de riqueza onde ele acontece", afirmou. Segundo o gestor Estadual, o turismo será muito aquecido e o setor hoteleiro terá "um bom problema" se referindo à uma possível lotação.

Para o presidente do South Summit Brazil, "se tem uma palavra que rima com inovação é colaboração". José Renato Hopf pontuou que o se destaca na organização do evento o apoio do poder público estadual e municipal, representados no MenuPoa pelo vice-governador e pelo prefeito da Capital. A presidente da ACPA, Suzana Velhinho, destacou a relevância dos convidados, que classificou como 3 pilares do South Summit, capacitados para explicar os impactos do evento na vida dos gaúchos e dos porto-alegrenses. Conforme a empresária, o tema foi proposto para debate porque o South Summit se encaixa com a conduta prática da entidade voltada ao desenvolvimento empresarial. "O caminho escolhido pela sociedade porto-alegrense não poderia ser mais instigante e desafiador: nossa escolha foi nos tornarmos referência global em inovação", disse ela.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895