Associação da Zona Produção alerta para aumento de casos de Covid-19

Associação da Zona Produção alerta para aumento de casos de Covid-19

A entidade está enviando uma circular ao Executivo dos 43 municípios da região

Agostinho Piovesan

Conforme Ferrari, existe uma grande preocupação em relação ao aumento do número de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 na região

publicidade

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), José Arno Ferrari, anunciou que a entidade está enviando uma circular a todos os 43 prefeitos da região solicitando que seja intensificada a aplicação da vacina contra a gripe e ampliadas as medidas de distanciamento social e respeitadas as ações de prevenção ao coronavírus.

Ferrari, que é também prefeito de Rodeio Bonito, disse que existe uma grande preocupação em relação ao aumento do número de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 na região. “A situação tende a se agravar diante da ocorrência do frio e por isso é necessário que a população respeite as determinações definidas pelo Estado, prefeitos e autoridades da área da saúde”, observa.

Ferrari lembra que, na região Norte, funcionam vários frigoríficos, onde circulam milhares de trabalhadores. O dirigente da Amzop disse que outro pedido aos colegas é que sejam tomadas medidas mais fortes para evitar a aglomeração de pessoas, seja em praças ou em outros espaços públicos, além de locais privados. “Muitas pessoas não estão levando a realidade da Covid-19 a sério. Ocorrem, especialmente nos finais de semana, festas clandestinas com aglomeração de pessoas, uma situação inaceitável e inconsequente”, alerta.

O dirigente da Amzop lembra que nas regiões da Amzop e Amuceleiro, que somam 64 municípios, funcionam apenas três Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), em Frederico Westphalen, Três Passos e Tenente Portela. “Esse é um dado muito preocupante. Além da limitação quanto ao número de respiradores, temos poucos leitos de UTI e a situação pode se agravar caso aumente o número de casos de Covid-19 em situação grave”, conclui.

19ª CRS lamenta desinteresse da população em se vacinar contra a gripe

A titular da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), com sede em Frederico Westphalen, Marly Vendruscolo, lamenta o desinteresse da população em receber a vacina contra a gripe. Ela disse que, na maioria dos 29 municípios da 19ª CRS, grande quantidade de doses de vacinas está nas unidades de saúde e parte da população simplesmente não vai receber a imunização. “É triste dizer isso, mas é a realidade que verificamos em vários municípios, onde nem mesmo as pessoas em situação de risco receberam a vacina”, disse.

Marly afirmou que muitos moradores da região estão preocupados com a Covid-19 e esperam pela vacina contra o vírus, mas sequer se imunizaram contra a gripe. “Enquanto os índices de vacinação contra a gripe são baixos e está chegando o frio, aumenta o número de pessoas sendo hospitalizadas por doenças respiratórias”, afirma.

A coordenadora lembra que não adianta as prefeituras, as secretarias de Saúde e a CRS realizarem campanhas para que as pessoas se vacinem, se elas não demonstram interesse. “Depois que ficam doentes correm para os hospitais. É uma situação que não deveria ocorrer justamente neste momento da ocorrência do coronavírus, que ninguém sabe quando termina e não existe vacina para se imunizar”, destacou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895