Associação de Santa Cruz lança projeto para elevar autoestima de pacientes com câncer
capa

Associação de Santa Cruz lança projeto para elevar autoestima de pacientes com câncer

Para viabilizar a estrutura e serviço planejados, a instituição precisará de ajuda da população

Por
Otto Tesche

Elas poderão escolher perucas e lenços da sua preferência, além de fazer penteados, unha, sobrancelha e maquiagem

publicidade

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul lançará dia 8 de março, Dia da Mulher, o projeto Camarim da Autoestima, espaço destinado a mulheres atendidas na instituição. A ideia é que a sala funcione como um salão de beleza, onde as pacientes com diagnóstico de câncer poderão escolher peruca ou lenço preferido e fazer penteados, unha, sobrancelha e maquiagem. A assistente social Cláudia Lunardi Fernandes explica que, para viabilizar a estrutura e serviço planejados, a associação precisará contar com a ajuda da população.

“Estamos aceitando doação de todos os tipos de produtos de beleza, incluindo maquiagem, esmalte e cremes.” Os moradores que cortarem o cabelo e desejarem doá-lo, poderão levar as mechas diretamente à Aapecan, na rua Dorval Martins, 249. A associação é uma Organização da Sociedade Civil que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. A instituição conta com a parceria a cabeleireira Lurdes Della Bona, que tem um salão de beleza em Lajeado e confecciona as perucas de forma voluntária. Outra necessidade é a doação de lenços e de manequins para expor as perucas no espaço. 

Atualmente, cerca de 350 pessoas são atendidas pela Aapecan e, deste total, mais da metade são mulheres. Segundo a assistente social, ainda que nem todas as pacientes encarem o processo de quimioterapia e a queda de cabelo, é importante que a população colabore. “É para elas se sentirem bem e enfrentarem, da forma mais feliz possível, esse período em que ficam mais fragilizadas”, explica o assessor da entidade, Lusardo Ramos.

Outra necessidade é o apoio de voluntárias que ofereçam seus serviços. Cabeleireiras, maquiadoras e manicures que tenham disponibilidade para atender até um turno por semana estão convidadas a participar do projeto. Os atendimento são marcados conforme a disponibilidade de cada voluntária. Interessadas podem entrar em contato pelo (51) 3056-9500.