Atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista terá apoio técnico em Caxias do Sul

Atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista terá apoio técnico em Caxias do Sul

CRR TEAcolhe servirá de referência para seis municípios do Rio Grande do Sul

Celso Sgorla

Apoio técnico desenvolverá suas atividades no Centro de Saúde Clélia Manfro

publicidade

A rede pública de Caxias do Sul passa a contar, a partir desta quinta-feira, com o apoio técnico do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CRR TEAcolhe), que funcionará no Centro de Saúde Clélia Manfro ‒ Unidade Auditiva, junto ao Complexo Hospitalar Virvi Ramos.

O CRR TEAcolhe será gerido pela Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e servirá de referência para seis municípios: Caxias do Sul, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Linha Nova e Picada Café.

O serviço proporcionará suporte e apoio técnico aos atendimentos que já são realizados pelos municípios, a partir do matriciamento de casos e do acompanhamento daqueles considerados severos, graves ou refratários ‒ quando há dificuldade para evolução do quadro do paciente. Esse trabalho se dará por meio de plano terapêutico para apoiar a rede do Município na prestação do atendimento, tanto ao paciente quanto aos seus familiares.

Vale ressaltar que não haverá atendimento por demanda espontânea. Os atendimentos dos casos ocorrerão apenas mediante encaminhamento dos mesmos pelo município de origem, após reunião de avaliação com as equipes e os profissionais que os acompanham na rede básica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895