Atingidos pelas enchentes podem tirar segunda via da carteira de habilitação gratuitamente

Atingidos pelas enchentes podem tirar segunda via da carteira de habilitação gratuitamente

Projeto piloto do Detran inicia nesta sexta-feira em cinco cidades do Vale do Taquari

Correio do Povo

publicidade

Os moradores do Vale do Taquari que perderam documentos na enchente da semana passada podem solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação de graça a partir desta sexta-feira (15).  O projeto-piloto do Detran começa por cinco cidades da região. Em Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, o atendimento será feito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) locais. Moradores de Muçum e Roca Sales podem buscar o serviço nos municípios vizinhos, mas o DetranRS pretende viabilizar postos de atendimento nessas localidades nas próximas semanas.

Em um primeiro momento, os condutores devem buscar os CFCs onde realizaram o último serviço (habilitação ou renovação). O Detran trabalha na adaptação do sistema para que, dentro dos próximos dias, a identificação seja feita a partir de leitura facial, tanto nos CFCs como nos postos temporários que serão montados em Muçum e Roca Sales. 

O Detran alerta que, nessa fase do atendimento, para ter direito à gratuidade é preciso que o condutor tenha feito a habilitação ou renovação no município. A autarquia quer estender o benefício para quem comprove residência no município, bem como para os outros municípios incluídos no decreto que declarou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas, mas estuda como fazer o processo com segurança.

A gratuidade da CNH integra as ações da força-tarefa do governo do Estado de atendimento aos desabrigados. As ações emergenciais buscam providenciar documentação para as famílias que perderam tudo nas enchentes e precisarão de documentos, inclusive, para acessar serviços sociais e de ajuda.

O diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, explica que, além de estender a gratuidade da CNH aos demais municípios atingidos, o DetranRS está estudando outras formas de colaborar na força-tarefa do governo do Estado para a região. “Dentro das nossas competências, estamos atentos às necessidades e vamos atuar, junto aos nossos credenciados, para atender às pessoas e ajudar na reconstrução das cidades.”

Carteira Digital de Trânsito

Aqueles que não perderam o celular e estão com conexão à Internet podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico e é baixado gratuitamente.

Confira os endereços dos CFCs da região:

Lajeado
CFC Delazeri
Endereço: Rua João Abott, 1141, Centro
Telefone: (51) 3748-4533

CFC Norma
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1259, Centro
Telefone(s): (51) 3714-2058 e (51) 3710-1356

CFC Victoria 
Endereço: Rua Pedro Albino Muller, 553, Florestal
Telefone(s): (51) 3710-1178 e (51) 98123-9174

Encantado
CFC Casaril - CHC00007
Endereço: rua Padre Anchieta, 865, Centro
Telefone(s): (51) 3751-3005

Arroio do Meio
CFC Arroiomeense
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1078, Centro
Telefone(s): (51) 3716-1737


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895