Atividades alusivas à Semana Farroupilha têm início em diversas cidades neste final de semana

Atividades alusivas à Semana Farroupilha têm início em diversas cidades neste final de semana

CTGs participam e auxiliam prefeituras nas comemorações

Fernanda Bassôa

Em Canoas, representantes das cidades da 12ª RT acamparão no Parque do Gaúcho, aguardando a redistribuição de centelhas do fogo simbólico

publicidade

Diversas cidades do RS dão início as comemorações para o 20 de setembro. As atividades da 29ª Semana Farroupilha de Canoas, na Região Metropolitana, iniciam nesta sexta-feira, com uma recepção às comitivas que chegam ao município em busca da Chama Crioula. Representantes das cidades da 12ª Região Tradicionalista (12ª RT) acamparão no Parque do Gaúcho, aguardando a redistribuição de centelhas do fogo simbólico na manhã de sábado. Os participantes são ligados a entidades tradicionalistas de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Nova Santa Rita.

O espaço situado dentro do Parque Eduardo Gomes (Parcão) já está com seus piquetes montados e registra a circulação de peões e prendas. A estrutura contempla 72 galpões, sendo 69 de entidades tradicionalistas, dois da prefeitura e um da Câmara de Vereadores. Este ano, em virtude dos estragos causados pelo forte temporal do último dia 15 de agosto, a Semana Farroupilha será realizada sem uso de recursos públicos. A programação está sendo organizada pela Associação das Entidades tradicionalistas de Canoas (AETC), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Já a redistribuição da chama, no município, é de responsabilidade da 12ª RT.

A Prefeitura de Gravataí, em parceria com as entidades tradicionalistas do município, também realiza neste sábado, às 16h, a cerimônia de abertura dos festejos farroupilhas, com a chegada da Chama Farroupilha no CTG Carreteiros da Saudade. Neste ano, a Chama Farroupilha será conduzida do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aldeia dos Anjos, no bairro Centro, até o CTG Carreteiros da Saudade, no bairro Bom Sucesso. De acordo com a diretora cultural do Município, Alini Muniz, a realização da Semana Farroupilha reforça o amor que temos por nossas raízes tradicionalistas. “Celebra valores, costumes e princípios que orgulham os cidadãos gaúchos.”

Em Campo Bom, no Vale do Sinos, o Parque Municipal do Trabalhador será palco para a III Tropeada, uma iniciativa da Administração Municipal, que iniciam neste sábado. No local estão programadas atrações como shows de música, dança, poesia e bailes, tudo gratuito. A Semana Farrooupilha ainda traz provas campeiras, que têm por inscrição a doação de um litro de leite; e tiro de laço, com valor simbólico para garantir a participação. “Hoje a cultura gaúcha está inclusa no currículo escolar. Todas as escolas da nossa cidade têm grupos de dança gaúcha, por exemplo, o que é motivo de muito orgulho para nós. É um trabalho que não pode ser deixado de lado, precisa de continuidade, como toda política pública, porque representa o valor que a gente dá para o nosso chão. Trazer isso aos jovens, desde pequenos, junto das famílias, nos faz evoluir como cidade, como estado e principalmente como ser humano que valoriza a própria história”, disse o prefeito Luciano Orsi.

Em Sapiranga, quem passa pelo Parque do Imigrante consegue ver os 80 piquetes montados no Acampamento Farroupilha com fogões campeiros, churrasqueiras com brasa e o tradicional mate do gaúcho sendo cevado. As atrações culturais do Acampamento Farroupilha iniciam a partir deste sábado e seguem até o próximo dia 20 de setembro, com uma programação totalmente gratuita que contará com bailes, invernadas e a presença dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Sapiranga: Pedro Serrano, Sentinela do Pago, Desgarrados da Querência e Estância do Ferrabraz, que promoverão oficinas aos estudantes do Município com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura gaúcha, seja na parte artística, campeira, esportes e culinária. “A Semana Farroupilha foi pensada pela Administração Municipal juntamente dos quatro CTGs de Sapiranga, sempre buscando a melhor forma de promover atrações que contemplem todas as idades”, explicou a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Desporto, Roberta Rothen.

Já em Novo Hamburgo, os Festejos Farroupilha deste ano serão um resgate às tradições gaúchas, além de ser um momento de celebração e reflexão a pluralidade das raízes étnicas que constituem a identidade cultural do Rio Grande do Sul. A abertura das atividades hamburguenses acontece neste sábado com a chegada da Chama Crioula ao Município. No domingo, será realizado um evento no CTG Terra Nativa (rua Sapiranga, 1080, bairro Canudos), com a distribuição da chama entre entidades tradicionalistas, apresentações artísticas locais e, às 18h, grande show com Mano Lima. Para fechar os festejos, no dia 20 de setembro, a partir das 8h30, ocorre o Desfile Farroupilha, na avenida Pedro Adams Filho.

A programação da Semana Farroupilha da cidade de Morro Reuter, ainda no Vale do Sinos, começa neste sábado, com a chegada da chama crioula no CTG Garrão da Serra, às 18h. A abertura oficial será na terça-feira, com sarau cultural que terá participação especial do ator, cineasta e historiador Werner Schünemann. Oficinas sobre indumentária, dança, confecção de brinquedos e treino de vaca parada também fazem parte da programação. No dia 20, às 8h30min, ocorre a tradicional cavalgada com saída do CTG Garrão da Serra, passando pelas principais ruas do Centro da cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895