Aumento de aglomerações preocupa equipe de fiscalização em Santa Cruz do Sul

Aumento de aglomerações preocupa equipe de fiscalização em Santa Cruz do Sul

Somente no final de semana do Dia dos Pais, a fiscalização multou 52 pessoas

Otto Tesche

publicidade

O aumento no número de denúncias sobre aglomerações de pessoas em Santa Cruz do Sul causou dificuldades para a Guarda Municipal, órgão responsável pela fiscalização, atender à grande quantidade de registros recebidos nas últimas semanas, a maioria delas referente a praças e parques da cidade. O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Clero Ghisleni, informou que a situação é preocupante, pois o município e a região começam a se aproximar de um período em que vai aumentar o calor e as pessoas vão querer sair e muitas não se protegem.

Somente no fim de semana dos dias 8 e 9 desse mês, a fiscalização multou 52 pessoas. Com o propósito de planejar ações mais efetivas e integrar o trabalho dos vários órgãos que realizam fiscalizações, uma reunião ocorreu na quarta-feira, entre a Promotoria, a Brigada Militar, a Procuradoria Municipal e a Secretaria de Saúde. “O objetivo é unirmos forças e criarmos um protocolo de ações integradas ainda maiores, que possam ser objetivas e qualifiquem os resultados”, explicou Ghisleni. Para ele, o trabalho conjunto facilitaria as ações no município.

O secretário ainda fez um apelo para que as pessoas saiam de casa apenas se for realmente necessário, e quando o fizerem, usem a máscara. “As pessoas precisam se conscientizar. Não podemos comprometer ainda mais as atividades econômicas e agravar a situação. A comunidade precisa minimizar os riscos de forma coletiva”, disse.
As autoridades de saúde usam como uma das principais recomendações desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, o distanciamento social, a fim de evitar a disseminação do vírus. No entanto, com o passar do tempo, essa orientação passou a ser cada vez menos respeitada, obrigando a implantação de medidas. Em Santa Cruz do Sul há o decreto 10.683, em vigor desde 1º de agosto, que estabelece multas para quem participar de aglomerações.

O texto do decreto caracteriza como aglomeração o agrupamento de cinco ou mais pessoas, não coabitantes (moradores da mesma residência), com propósito definido ou não. Não há distinção entre locais privados ou públicos. As penalidades estipuladas consideram a utilização ou não de máscara. Assim, quem estiver usando pode ser multado em R$ 326, enquanto o valor para quem não utilizar é dez vezes maior: R$ 3.260,00. Das 52 pessoas multadas pela prefeitura até a metade desta semana, 46 estavam sem o item de proteção. Houve ainda duas situações que resultaram em registro policial.

O secretário Clero Ghisleni destaca que houve vários registros de aglomerações, de pessoas que não utilizavam máscara nas ruas e de desrespeito ao distanciamento social nas últimas semanas. As partidas de futebol realizadas no interior também têm sido um problema.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895