Aumento do número de casos de Covid-19 coloca região do Alto Uruguai em alerta

Aumento do número de casos de Covid-19 coloca região do Alto Uruguai em alerta

Nos últimos 7 dias, houve um aumento de 85,5% no número de casos ativos na região

Agostinho Piovesan

publicidade

O número de casos ativos do novo coronavírus nas 32 cidades da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) coloca em alerta os prefeitos e secretarias de Saúde. Na maioria dos municípios da AMAU, além de Nonoai e Rio dos Índios que também fazem parte da Região 16 de Distanciamento Controlado definido pelo governo estadual, registra-se um aumento dos casos positivos de coronavírus. A região possui 240 mil habitantes.

Segundo o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU, que monitora de forma permanente a realidade do Covid-19 na região do Alto Uruguai, a partir do dia 14 deste mês verifica-se um aumento dos casos positivos da doença.

O relatório do comitê, divulgado nesta sexta-feira, cita que no dia 14 de maio a região apresentava 39 casos ativos. Os números ascenderam e, no dia 22 de julho, chegaram a 543 casos ativos, o maior número desde o início da pandemia. Segundo Jackson Arpini, integrantes do comitê, desta data em diante os indicadores começaram a dar sinais de descida chegando, em 14 de outubro, em apenas, 48 casos. “Mas a partir dessa data, verificamos uma mudança na curva, que deixa de ser descendente e volta a dar sinais de avanço, pois estávamos com 69 casos ativos no dia 21 deste mês na Região 16 e agora são 128, um aumento de 85,5%”, alerta.

Ele informou que o comitê votou a se reunir nesta sexta-feira, para avaliar a situação e traçar novas ações de enfrentamento. “Percebemos que a situação vem se alterando, fato já verificado em outros países e estados, com o surgimento da chamada segunda onda. Temos que estar com os pés no chão, observando os movimentos do coronavírus no mundo, país e região afora”, disse. Arpini ressalta, ainda, que o vírus é temido, traiçoeiro e com alto poder de disseminação, tendo grande poder de letalidade e por isso que se pode achar que o problema já passou. “ Não podemos cometer o equívoco de perder o que conquistamos com o esforço e trabalho da comunidade regional e verificamos que existe um certo relaxamento por parte da população”, observa.

O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron, disse que a partir das conclusões do comitê os municípios da região tomarão medidas que possam controlar a disseminação do vírus. “A preocupação é constante, pois é uma pandemia nova, não sabemos quanto termina e ainda não temos a vacina para imunizar a população”, afirma.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895