Ausência de filas marca primeiro dia de novo embarque e redução de tarifa na integração da Trensurb
Ônibus até a estação Mathias Velho, em Canoas, agora partem do Terminal Parobé, no Centro Histórico da Capital, onde também ocorre o desembarque
publicidade
Transcorre em um clima de tranquilidade neste sábado a integração entre o serviço da Trensurb e a linha de ônibus da Transcal em Porto Alegre. Hoje marca o primeiro dia da mudança de local de embarque e desembarque dos coletivos integrados no Centro Histórico, que, agora, é no Terminal Parobé, ao lado do Mercado Público, na Praça Pereira Parobé, até a estação Mathias Velho, em Canoas, e no sentido inverso.
Desde a retomada do serviço emergencial dos trens até a última sexta-feira, usuários embarcavam e desembarcavam no Terminal Conceição. Também neste sábado, as tarifas do serviço reduziram para R$ 4,50, incluindo a viagem de trem e ônibus, após a retomada da cobrança nos totens da Trensurb. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e funcionários da estatal acompanhavam no Centro Histórico a movimentação de usuários, que, apesar das dúvidas, puderam embarcar sem maiores transtornos.
Em caráter informal, tanto a EPTC quanto a Trensurb confirmaram que apenas dois ônibus podem estacionar por vez nas paradas indicadas por placas, e que, dada a frequência de viagens os coletivos não precisam estar cheios para seguir viagem, partindo a cada 20 minutos, em média. Na Mathias Velho, a situação é similar. “Gostaria de saber como será nos dias de semana”, afirmou a professora Lúcia Raquel Dias de Souza, moradora de Esteio, que aguardava o coletivo para deixar a Capital. A tendência é que, de segunda a sexta, este intervalo diminua.
Ela contou que, mais cedo, havia feito o caminho contrário de trem e ônibus e não havia tido problemas. “Espero que seja mais ágil, tanto quanto foi agora. Não cheguei a esperar dez minutos na Mathias Velho”, acrescentou. O aposentado Adão José da Rosa, que mora em Canoas, relatou que a viagem de vinda até Porto Alegre também havia sido bastante tranquila. “Venho sempre comprar peixe no Mercado Público, mas não havia estado aqui desde as enchentes”, comentou ele.
Conforme a Trensurb, os ônibus que realizam a integração são fretados pela própria Transcal e ofertados conforme demanda de passageiros, e não disponibilizados pela Metroplan. Os coletivos fazem o trajeto entre Canoas e o Terminal Parobé, em Porto Alegre, sem paradas. No sentido Mathias Velho à Capital, o primeiro deles parte às 5h15min e o último, às 22h45min. Já no trajeto inverso, o primeiro ônibus sai às 5h30min e o último, às 21h10min. A cobrança é feita apenas na linha de bloqueios do metrô, que, após, segue viagem até a estação terminal Novo Hamburgo. Por ora, os intervalos entre trens são de 18 minutos.