Avança implantação efetiva da Região Metropolitana da Serra

Avança implantação efetiva da Região Metropolitana da Serra

Grupo reúne 14 municípios da Serra gaúcha

Celso Sgorla

Grupo reúne 14 municípios da Serra gaúcha

publicidade

A implantação efetiva da Região Metroplitana da Serra Gaúcha voltou a ser debatida por lideranças  de Caxias do Sul. A região  foi criada por lei estadual em 2013. Em reunião realizada na semana passada com o superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Rodrigo Schnitzler, a prefeitura Municipal de Caxias do Sul  fez os primeiros encaminhamentos para a implantação do organismo, que reúne 14 municípios da Serra. Caxias agregou-se oficialmente ao grupo há cerca de um ano.

Durante a reunião realizada na última quinta-feira, que  teve as presenças da vice-prefeita, Paula Ioris, da secretária de Governo, Grégora Fortuna, e do coordenador da Assessoria de Relações Comunitárias, José Oltramari, foram avaliados instrumentos para operacionalizar o processo de implementação da governança do organismo.

O próximo movimento, que ocorrerá ainda neste mês, será a realização de uma rodada técnica virtual com as lideranças que já se envolveram na estruturação da Região visando ao alinhamento e planejamento da implantação efetiva. “A participação de Caxias do Sul é fundamental para o avanço do processo”, comentou o superintendente.

De acordo com a vice-prefeita Paula Ioris, o Município tratará o tema com a importância fundamental que ele tem para o desenvolvimento econômico e social da região. Para o superintendente, Rodrigo Schnitzler, a cidade terá papel de referência na implantação, de fato, da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

Paula Ioris destacou ainda que, após a rodada técnica, será organizado um seminário com lideranças políticas, empresariais e comunitárias para debater a respeito da implantação. “Será fundamental a participação da comunidade neste processo. A Região Metropolitana repercutirá de forma positiva em todos os 14 municípios diretamente envolvidos e também nos demais, que formam a grande região da Serra Gaúcha”, assinalou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895