Avança obra de restauração do prédio da prefeitura de Cruz Alta

Avança obra de restauração do prédio da prefeitura de Cruz Alta

Primeira etapa de intervenções inclui recuperação de cobertura e pintura externa do prédio

Agostinho Piovesan

publicidade

Os trabalhos de restauração do Palácio da Intendência, prédio que abriga a sede da prefeitura de Cruz Alta e o Museu Histórico do município da região central do Estado segue dentro do cronograma inicial. Na primeira etapa são realizadas as obras de restauro e recuperação da cobertura, do forro, esquadrias externas, paredes externas e pintura externa do prédio. Além disso, também serão realizados investimentos na acessibilidade, assim como na iluminação interna e da fachada do prédio.

A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto informou que em janeiro de 2022, o governo do Estado anunciou os projetos selecionados dentro do Programa Avançar no Turismo. Entre os projetos selecionados, o restauro do Palácio da Intendência, foi um dos selecionados pela comissão. “Para viabilizar a execução da primeira etapa do projeto, o Poder Executivo está investindo cerca de R$ 915.669,51 de contrapartida, contando com o repasse de R$ 1.543.352,56 do Governo do Estado”, detalha.

Paula Rubin Facco informou que, inicialmente, os setores administrativos que funcionavam na estrutura foram realocados para o prédio em anexo e posteriormente à empresa responsável pela execução da obra realizou a instalação de tapumes e dispositivos de proteção na parte frontal do prédio, isolando o local do acesso ao público. Também foi realizada a retirada das peças de madeiras que compõem a estrutura do forro do prédio, mantendo inicialmente só o forro que compõem o Salão Nobre para posterior restauro.

Na parte externa do prédio, está em fase de execução a remoção da pintura existente na fachada do prédio, utilizando ferramentas apropriadas a fim de evitar danos na estrutura. A fachada externa está recebendo lixamento e raspagem com completa remoção das tintas soltas.

O cronograma prevê, na próxima etapa do restauro, a instalação de uma estrutura metálica sobre o telhado atual do prédio, para oportunizar a retirada das telhas de barro e o restauro do madeiramento da estrutura. Essa medida visa preservar a estrutura e oportunizar o avanço da obra. A empresa Projete Engenharia e Construções LTDA, com sede no município de Joinville é a responsável pela execução da obra de restauro do prédio.

Patrimônio histórico

Considerado um dos patrimônios históricos e culturais de Cruz Alta, o Palácio da Intendência foi projetado pelo renomado arquiteto franco-brasileiro Theodore Wiederspahn, foi construído entre os anos de 1911 e 1914, sendo um dos expoentes da arquitetura no estado do Rio Grande do Sul.

Por exercer um importante papel na história do Rio Grande do Sul, o Palácio da Intendência foi tombado em 1984 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE, através da Portaria n° 08/84, inscrição n° 24 do Livro do Tombo. Sua construção foi uma inovação para a época, sendo projetado com elementos requintados, como instalações elétricas por exemplo, além de se destacar na paisagem urbana até os dias de hoje.

Como forma de preservar a história e o patrimônio público, o poder executivo iniciou no ano passado o planejamento para a captação de recursos com o objetivo de viabilizar o início do processo. A partir do trabalho realizado pelas equipes técnicas, e da atenção aos editais e possíveis projetos disponíveis na esfera estadual e federal, o poder executivo protocolou junto ao governo do Estado o projeto de restauro do prédio. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895