Avanços das obras do Centro Histórico são debatidos em reunião-almoço

Avanços das obras do Centro Histórico são debatidos em reunião-almoço

Encontro realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre aconteceu nesta terça-feira e discutiu intervenções que estão sendo feitas no bairro

Caroline Garske

Reunião-almoço Menu POA realizada nesta terça-feira debateu os avanços e oportunidades do Centro Histórico de Porto Alegre

publicidade

Com o objetivo de discutir o futuro do Centro Histórico de Porto Alegre, foi realizada nesta terça-feira a reunião-almoço Menu POA, da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Participaram do debate o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, André Flores. O painel Centro Histórico Renovado: Avanços e Oportunidades para o Comércio tratou sobre as intervenções que vêm sendo feitas no âmbito do programa Centro+, da Prefeitura de Porto Alegre.

Pontos do Centro, como o Mercado Público, o Viaduto Otávio Rocha e no Quadrilátero foram alguns dos principais tópicos do debate. De acordo com Schirmer, um dos objetivos das ações realizadas no Centro é transformar o bairro em um ponto atrativo para os turistas que visitam a capital do Rio Grande do Sul. “O Centro Histórico de Porto Alegre tem atrativos gastronômicos e culturais e também conta com um patrimônio arquitetônico relevante. O intuito é transformar Porto Alegre em um destino turístico. Mais de 90% dos turistas que chegam ao Aeroporto Salgado Filho não se interessam em conhecer Porto Alegre”, lamentou, mas garantiu que a ideia é transformar essa realidade.

Schirmer destacou que a segurança pública é um dos desafios do Centro Histórico. Conforme o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, estão sendo instaladas 80 câmeras de videomonitoramento e, além disso, será implementado um container com um observatório 24 horas. Com o intuito de aumentar a segurança do bairro, Schirmer mencionou também que foi autorizado um concurso público para aumento do efetivo de guardas municipais. “O Centro vai mudar significativamente”, completou.

André Flores, que é secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, afirmou que ainda em 2023 será finalizada uma etapa das intervenções de revitalização do Quadrilátero Central. “A obra é feita em duas etapas. A parte entre a Doutor Flores até a Marechal Floriano e da General Vitorino até a Voluntários, a nossa expectativa é terminar até o final deste ano.”  Já a região mais próxima da Andradas deverá ser entregue ainda no primeiro semestre do ano que vem, disse Flores durante a reunião.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895