Baixo estoque de sangue preocupa em Frederico Westphalen

Baixo estoque de sangue preocupa em Frederico Westphalen

A Secretaria de Saúde do município promove viagens ao HemoPasso semanalmente

Agostinho Piovesan

publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Frederico Westphalen intensifica o trabalho de conscientização para que mais pessoas voluntárias possam doar sangue e reforçar o estoque. Atualmente os doadores são transportados de forma gratuita até Passo Fundo, onde o sangue é coletado, no HemoPasso.

Segundo Honorina Teresa Ganzer, da SMS de Frederico Westphalen e que coordena o trabalho em relação à doação de sangue, é preciso aumentar o estoque, que reduziu nos últimos meses em função da ocorrência da pandemia do coronavírus.

Honorina disse que a SMS promove semanalmente viagens à Passo Fundo, transportando pessoas que se dispõe a doar sangue e salvar vidas. “A gente percebeu que devido ao Covid-19 as doações de sangue tiveram uma queda significativa, causando um declínio nos estoques, situação que está causando preocupação nos profissionais da saúde”, observa.

Honorina informou que a partir de agora as viagens até o HemoPasso ocorrem mais vezes durante a semana, até em função da necessidade de manter o distanciamento das pessoas neste período da pandemia. “Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o que temos de mais valioso”, ressaltou.

Em Frederico Westphalen os interessados em doar sangue devem entrar em contato com a SMS para que seja procedido o cadastro. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (55) 3744-4911 ou (55) 3744-6922.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895