Bancas do Mercado Público irão funcionar aos domingos em Porto Alegre

Bancas do Mercado Público irão funcionar aos domingos em Porto Alegre

Demanda era antiga da população que transita pelo Centro Histórico

Correio do Povo

Permissionários aguardam reunião com Melo

publicidade

A partir deste final de semana, o Mercado Público de Porto Alegre irá abrir aos domingos, das 10h às 16h. A medida, divulgada nesta quinta-feira pela prefeitura da Capital, foi tomada após a elaboração do novo regimento interno, com apresentação de regras e procedimentos de utilização e de funcionamento para todos os 106 permissionários. Deste grupo, cerca de 20 comerciantes abrirão as lojas no dia 6 de agosto. 

Conforme a Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap), a segurança será reforçada pela Guarda Municipal e Brigada Militar, enquanto o Largo Glênio Peres e arredores estarão liberados para estacionamento neste dia. A abertura das bancas é facultativa a cada permissionário.

O funcionamento do Mercado Público aos domingos era uma demanda antiga de quem transita pelo Centro Histórico. “Essa abertura passa a ser uma nova atração para turistas e moradores da Capital que visitarem a região”, destaca o secretário titular da Smap, André Barbosa.

"O Mercado Público é um símbolo da nossa cidade. A abertura aos domingos é mais uma opção turística e gastronômica para quem quer conhecer a Capital. Além disso, traz mais renda para os empreendedores", concorda a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Tavares.

“Para os permissionários, o que tem sido feito é muito bom, como a operação do segundo andar e a pintura interna e externa. A abertura no domingo será uma grande experiência para ver como será a aceitação por parte da população”, complementa a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Adriana Kauer.

Mercado Público - horários de funcionamento e acesso

- De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h;
- Sábados, das 7h30 às 18h;
- Domingos, em caráter facultativo, das 10h às 16h;
- Restaurantes, bares e lanchonetes, em caráter facultativo, das 19h às 22h;

- Para as lojas térreas do anel externo que possuem acesso independente, é vedado o ingresso ao interior do Mercado Público (das 19h às 22h), de segundas-feiras a sextas-feiras, e das 18h às 22h, aos sábados, em caráter facultativo;

- Público interno (permissionários e funcionários - 5h30 até duas horas após o fechamento ao público);
- Fornecedores (de segunda a sábado das 5h30 às 9h30) vedada a circulação de mercadorias após este horário;


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895