Banco de Sangue de Uruguaiana busca doadores para compensar redução em tempos de pandemia

Banco de Sangue de Uruguaiana busca doadores para compensar redução em tempos de pandemia

O segmento processa todos os componentes do sangue e realiza em média 250 transfusões mensais

Fred Marcovici

O acesso ao setor é independente ao do hospital evitando aglomeração de pessoas

publicidade

A direção da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, na Fronteira-Oeste do RS, está apelando à comunidade que faça doações ao Banco de Sangue do hospital. Conforme a administração ainda há uma reserva técnica, porém, a preocupação volta-se à redução de tipos sanguíneos menos comuns de serem encontrados como O negativo.

O aumento de casos do novo coronavírus e o número de cidadãos hospitalizados pela Covid-19, provocaram sensível diminuição de doações à instituição. O segmento processa todos os componentes do sangue e realiza em média 250 transfusões mensais. O procedimento de captação segue padrões rígidos de segurança e leva apenas de 20 a 30 minutos.

A doação pode ser agendada e o acesso ao setor é independente ao do hospital evitando aglomeração de pessoas. As coletas são realizadas das 8h às 13h de segunda a sexta-feira. O doador deve ter no mínimo 16 e no máximo 69 anos de idade, peso superior a 50 quilos, não apresentar sintomas gripais, não estar grávida ou amamentando, não ter passado por cirurgia recentemente ou ter sido vacinado nos últimos dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895