Bancos de Alimentos do RS promovem ações de arrecadação neste sábado

Bancos de Alimentos do RS promovem ações de arrecadação neste sábado

Ao todo, são mais de 100 pontos de arrecadação montados em supermercados de 25 cidades do estado

Rodrigo Thiel

Pequeno Matheus fez questão de entregar um alimento para os voluntários em frente ao supermercado Asun da Cidade Baixa, em Porto Alegre

publicidade

Este sábado também foi dia de solidariedade em Porto Alegre e em outras 24 cidades do interior do Rio Grande do Sul. Isto porque a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realizou mais uma ação voluntária do Sábado Solidário em frente a mais de 100 de supermercados parceiros. O objetivo da ação é contribuir com a luta contra a fome no Brasil. Nos pontos de arrecadação, voluntários identificados recebiam os alimentos e distribuíam folhetos com mais informações sobre as ações realizadas pela rede.

Em um destes pontos, em frente ao supermercado Asun da rua da República, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, o diretor voluntário do Banco de Alimentos da capital, Marcelo Sanabio, destacou a necessidade de tornar este tipo de ação mais visível para a população, ampliando o número de pessoas que ajudam com doações ou mesmo de voluntários e empresas parceiras. “Quanto mais voluntários tivermos, mais pontos de arrecadação, mais pessoas vão doar e mais pessoas poderemos ajudar. O que nós temos aqui é um processo de visibilidade. Com essa estrutura da rede e com o Banco de Alimentos como uma âncora, seria possível erradicar a fome no estado”, contou.

Durante a ação, o pequeno Matheus, filho da porto-alegrense Taís Gerhardt, fez questão de entregar um alimento para os voluntários. Segundo a mãe, a doação ocorreu por terem identificado o ponto de arrecadação em frente ao estabelecimento comercial. “Nós vimos a ação na entrada do supermercado e decidimos ajudar esta causa”, afirmou.

Ainda conforme Sanabio, este alimento doado pela família se juntará a muitos outros quilos que são destinados pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre para cerca de 300 instituições. “Eles são triados e verificados pelos nossos especialistas na área de nutrição e, depois, distribuídos para as entidades de acordo as necessidades levantadas nestas instituições”, completou.

Além de Porto Alegre, o Sábado Solidário foi realizado em frente a supermercados parceiros nas cidades de Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Estância Velha, Esteio, Imbé, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Portão, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia, Torres, Tramandaí e Viamão.

Para realização da campanha, a rede também conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e em Porto Alegre, do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). As doações também podem ser feitas pelo site da entidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895