Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército festeja 90 anos em noite de gala

Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército festeja 90 anos em noite de gala

Músicos empolgaram plateia do Teatro Dante Barone com composições que marcaram época

Cristiano Abreu

publicidade

Com canções clássicas da música erudita, da MPB, do Pop internacional e do tradicionalismo gaúcho, a Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército, Batalhão Brigadeiro Jerônimo Coelho festejou 90 anos de criação em apresentação especial na noite desta quinta-feira, 16, em Porto Alegre. O encontro promovido no Teatro Dante Barone contou com a participação do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar) e apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. 

Regidos pelo primeiro-tenente Marlucio Loreto de Moraes, os músicos interpretaram composições conhecidas da plateia, que lotou o auditório. Destaque para “Veterano”, de Leopoldo Rassier, “Retalhos de Cetim”, de Benito di Paula, e ”Na Baixa do Sapateiro”, samba composto por Ary Barroso e que marcou época na voz de Carmen Miranda. Destaque para a presença do comandante do Comando Militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, que presidiu as solenidades da noite.

O público de diferentes idades demonstrou empolgação com a apresentação. A auxiliar administrativo Eliza Xavier da Silva, 39 anos, devotou muitos aplausos à banda do 3º batalhão da PE. 

“As músicas nos transmitem paz. Estou leve e encantada com o que estou vendo e ouvindo aqui, esta banda é espetacular”, definiu Eliza.

Criada em 1933, a banda do 3º BPM, Batalhão Brigadeiro Jerônimo Coelho é reconhecida como uma das mais importantes do Exército Brasileiro. Em seus 90 anos de atividade, realizou apresentações e eventos no território nacional e no exterior. Destaca-se ainda por promover ações sociais em escolas e por difundir a música e o civismo, além de destacar as tradições e a história da instituição.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895