Quem passa pelo Centro de Rio Grande, no Sul do Estado, pode acompanhar a retirada dos barcos Vó Vilma e Vó Lica I, que foram depredados e estavam abandonados próximo ao Mercado Público. A operação deve ser finalizada no sábado.
Há cerca de quatro anos, as embarcações foram removidas do Cais do Porto e abandonadas. Com menos de um dia de trabalho, uma caçamba com até quatro toneladas de lixo foi retirada no local. Os barcos serviam de moradia para pessoas em situação de rua, e também em alguns casos, de esconderijo para criminosos.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Lopes, a remoção também ocorre por causa do risco ambiental. "Como as estruturas estão se deteriorando, poderiam acabar indo parar na Lagoa dos Patos. Para evitar que isto ocorra começamos um movimento com a Capitania dos Portos para a retirada", relatou.
O trabalho é realizado por uma empresa que atua profissionalmente no setor, de forma gratuita. A prefeitura cedeu o maquinário necessário. "A Marinha negociou com os proprietários. Conferimos se não havia problemas jurídicos com os barcos antes de começar o trabalho", frisou. "Agora tem a parte mais delicada, que deve ser realizada sem pressa, que é a retirada de motor e tanque para não causar danos ao meio ambiente", acrescentou. A Portos RS colocou barreiras de contenção no local.
- Furto de fios causa transtornos em quatro seções eleitorais em Rio Grande
- Lula pode vir ao RS na próxima semana
- PF investiga esquema de comércio clandestino de veículos na fronteira com o Uruguai