Cidades

Base Aérea de Canoas abre suas portas com exposições e apresentações de aeronaves para 40 mil pessoas

35ª edição do Expoaer contou com atrações culturais, entretenimento e corrida de automobilismo e aviação

Intuito do evento é aproximar o público das atividades e dos equipamentos da FAB
Intuito do evento é aproximar o público das atividades e dos equipamentos da FAB Foto : Fabiano do Amaral

Os portões da Base Aérea Canoas (Baco) foram abertos neste sábado na 35ª edição da Expoaer, como uma oportunidade para o público conhecer as atividades, os equipamentos e as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). O espaço, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, tem papel histórico desde 1937, quando funcionou sob a aviação militar do Exército e da Marinha, antes da criação da FAB em 1941.

Segundo o comandante da Base Aérea de Canoas, coronel aviador Thiago Romanelli Rodrigues, o intuito do evento, que acontece também em outras bases aéreas do Brasil, é aproximar o público das atividades e dos equipamentos que podem ser desconhecidos para quem é de fora. "É para aproximar a sociedade, trazer famílias aqui para dentro em tarde ensolarada, para que tenham contato com coisas que não são da rotina. Tem avião, carros de corrida, motos, balonismo, coisas que a gente não vê toda hora", explica.

Entre o público presente, estava Missy Vieira, que trouxe seus filhos Lucas (4), Mateo (8) e Eric (16) para conhecer os equipamentos. Eric Vieira quer seguir na área de aviação. “Parece um serviço muito legal e, para mim, me ajudará aprender mais sobre nosso país, para que eu possa servir também. Me interesso bastante sobre”, diz.

O veterano Carlos Alberto, com nome de guerra Prestes, entrou na Força Aérea em 1965 e teve cerca de 30 anos de trajetória como militar e sargento. Hoje, aos 79 anos, participa da Expoaer para relembrar os velhos tempos e prestigiar os colegas. "Minha vida de militar é aquilo. Não tem guerra, tá bom. É felicidade. Para nós, que amamos a Força Aérea, é muito bom estar aqui dentro", diz.

Prestes, Veterano da Força Aérea Brasileira | Foto: Fabiano do Amaral

Entre as atrações culturais, estavam danças tradicionais gaúchas, o show de motos com acrobacias radicais, a apresentação do Pelotão de Cães de Guerra e as exposições de aeronaves. Foi também uma oportunidade do público interessado conhecer formas de ingresso na carreira militar e os requisitos para as escolas de formação, como a Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), a Academia da Força Aérea (AFA) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), além das áreas de atuação dentro da FAB.

Aceleração entre aeronave de caça e Lamborghini

A principal atração da tarde foi a aceleração sincronizada entre uma aeronave de caça F-5 da (FAB) e o carro de corrida Lamborghini do Autódromo de Tarumã, como uma ideia de racha, aproximando o público do automobilismo e da aviação. Ainda, foram apresentadas acrobacias de motos e aviões e lançamentos de paraquedistas. O local espera receber, até o final do evento, em torno de 40 mil pessoas, da região metropolitana de Porto Alegre até o interior do Rio Grande do Sul.

Veja Também

Para o comandante, a presença mais especial é das crianças, principalmente as que sonham em seguir na aeronáutica. "É a nova geração, trazer essas crianças para que abram um mundo de possibilidades, para que possam sonhar, imaginar e tenham cada vez mais uma vida lúdica no período mais precioso que é a infância. Imaginar que são pilotos, que são corredores de avião, para que dê possibilidades, abrem portas, para que elas possam saber que esse mundo tem 1 milhão de caminhos", diz.