Bento Gonçalves disponibiliza apoio psicossocial às famílias em luto pelo Covid-19

Bento Gonçalves disponibiliza apoio psicossocial às famílias em luto pelo Covid-19

Programa já realizou mais de 180 atendimentos

Celso Sgorla

publicidade

O município de Bento Gonçalves criou, através da Coordenação de Saúde Mental, o “Espaço de Escuta”, contando com o apoio de profissionais da rede municipal como médicos, psicólogos e assistentes sociais. O espaço é voltado ao cuidado com a saúde mental de quem sofreu perdas de familiares em função da pandemia de coronavírus.

O Coordenador de Saúde do município, Maurice Bouwary, informou que atualmente cerca de 200 famílias enfrentam a perda de algum um ente por Covid-19 em Bento Gonçalves.

A psicóloga Ângela Garziera Gasperin explica que no início da pandemia era prestado somente apoio aos profissionais da saúde, que enfrentavam momentos de extrema tensão, visto que ainda não haviam vacinas disponíveis. “Na medida em que os óbitos aumentaram, lançou-se a proposta de prestar atendimento psicossocial telefônico às famílias. Também são realizados atendimentos aos pacientes internados na UPA e a seus familiares", explicou.

“Quando nos propusemos acompanhar as famílias enlutadas do município através de contatos telefônicos, pensei que a intervenção teria pouco alcance. Após os primeiros contatos, percebi a potencialidade desta ação. As pessoas precisam muito falar sobre o que estão vivendo e sentindo. Hoje avalio que é muito importante prestar apoio às famílias e que todos podemos fazer isso em nosso círculo de relações”, destacou Ângela.

Segundo o coordenador Maurice Bouwary, até o momento, mais de oitenta famílias foram contatadas no município, atingindo 182 atendimentos. Algumas já tiveram o acompanhamento encerrado, outras permanecem sendo ouvidas.

Caso alguém sinta necessidade de apoio ou conheça alguém que possa se beneficiar do acompanhamento psicológico pode contatar a equipe do “Espaço de Escuta” através do fone (54) 99272 3983.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895