Bento Gonçalves implanta o Samu Pet

Bento Gonçalves implanta o Samu Pet

Animais resgatados passarão por tratamento veterinário e os casos mais críticos serão encaminhados para clínicas conveniadas do município

Celso Sgorla

Samu Pet prestará serviço de urgência e emergência para animais vítimas de maus tratos ou atropelamentos

publicidade

Bento Gonçalves, por meio do programa Bento Pet – Todos Juntos para o Bem-Estar Animal, está reestruturando o setor da causa animal. Uma das ações é a implantação do Samu Pet, que iniciou as operações nesta terça-feira. Trata-se de um serviço de urgência e emergência para animais vítimas de maus tratos ou atropelamentos. Os animais resgatados passarão por tratamento veterinário, por meio do trabalho de duas médicas veterinárias, e os casos mais críticos serão encaminhados para clínicas conveniadas do município.

A coordenadora do setor de Bem-Estar Animal, Rafaela Jornada, disse que o Samu Pet é uma demanda antiga do município e vem para ajudar com esse foco voltado para pessoas de baixa renda que não tem condição de pagar um veterinário para o seu pet. “Estaremos também prestando atendimento para animais de rua que não tem tutor conhecido, para prestar esse primeiro auxílio, com o trabalho de veterinários e de exames, para que possamos resolver as situações que aparecerem, atendendo animais vítimas de atropelamento, maus tratos, envenenamento, e outra situação que possa colocar a saúde e a vida dele em risco.”

Um outro ponto da reestruturação do bem-estar animal é o edital de hospedagem, que já conta com uma empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios, que tem como critério a comprovação da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.

O programa também conta com uma viatura adaptada para transportar animais. O veículo que possui caixinhas de transporte para animais de diferentes portes é utilizado para o traslado dos animais para a castração, cujos tutores, sejam, comprovadamente, de baixa renda e não possuam meios de arcar com esse custo.

Em março deste ano, as equipes iniciaram um amplo programa de castração de animais, sendo realizado centenas de procedimentos ao mês. Desde então mais de 2 mil animais, entre cães e gatos, já foram castrados, diminuindo a fila de castrações, e atendendo um número maior de solicitações. Os trabalhos são executados por meio do edital com o cadastramento de quatro clínicas. As ações já foram realizadas em, pelo menos, três bairros do município: Zatt, Vila Nova II e Ouro Verde.

As chamadas para o Samu Pet podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99223-1853. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895