Biblioteca e teatro de São Leopoldo ganham reforma

Biblioteca e teatro de São Leopoldo ganham reforma

As duas obra custarão cerca de R$ 315 mil e visam valorizar a cultura no município

Stephany Sander

Os trabalhos no imóvel devem ser concluídos até maio deste ano

publicidade

Estão previstas para começar nesta semana as obras de reforma da Biblioteca Pública Municipal Vianna Moog de São Leopoldo. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, a primeira etapa dos trabalhos consiste na troca do telhado do prédio, tendo em vista que as telhas e calhas estão danificadas, fazendo com que alguns espaços alaguem em dias de chuva. 





“É o mais emergencial, já que as paredes e o teto acabam sofrendo com a água da chuva, o mofo, e as infiltrações”, afirmou o secretário. Vasconcellos destaca que, após esta fase, será feita a impermeabilização das paredes, que ainda receberão pintura interna e externa. “A expectativa é acabar todos estes processos até maio deste ano”, complementa. Por meio de um financiamento do governo do Estado, a biblioteca, que já conta com 55 mil obras em seu acervo, ganhará novos livros, estantes e passará por um processo de modernização.

Localizado no prédio ao lado da Biblioteca Vianna Moog, o Teatro Municipal também receberá melhorias. Fechado desde 2016, devido a danos estruturais, o imóvel também terá seu telhado substituído. “Serão feitas ainda algumas adaptações para garantir mais acessibilidade ao prédio, troca de carpetes e adequações necessárias para o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI)”, informou.

As duas obra custarão cerca de R$ 315 mil e os recursos são da prefeitura e de uma empresa com sede no município por compensação do Patrimônio Histórico de São Leopoldo. De acordo com o secretário, a reabertura do teatro será um grande passo para a valorização da cultura local. “Esse teatro já chegou a receber mais de 10 mil pessoas por ano em atividades culturais. Ele é o coração pulsante da nossa agenda cultural”, declarou. A expectativa é de que o segundo semestre será marcado por muitas apresentações. O município informou que já tem parceria com o Sesc para a programação que o teatro passará a receber após os serviços.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895