Biblioteca Pública de Montenegro reabre para atendimento com restrições

Biblioteca Pública de Montenegro reabre para atendimento com restrições

Neste momento, local não está aceitando doações de livros, devido à falta de espaço para que cumpram a quarentena

Stephany Sander

No momento, o prédio está atendendo só a empréstimos e devoluções de livros

publicidade

A Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, localizada na cidade de Montenegro, foi reaberta mas o atendimento ocorre de forma parcial devido aos protocolos da pandemia da Covid-19 e alguns problemas na conclusão das obras do espaço.

Nomeada diretora da Biblioteca Pública Municipal, a professora Maria Terezinha Kraemer Canello destaca que, neste momento, o prédio está atendendo só a empréstimos e devoluções de livros. “Estamos atendendo com todos os cuidados possíveis para preservar a população e os funcionários”, salienta, explicando que apenas uma pessoa por vez é atendida dentro do prédio para evitar aglomerações.

Após a devolução, os títulos ficam 14 dias em quarentena para que não haja contato de imediato com outras pessoas. Além disso, os visitantes recebem uma luva para manusear os livros, álcool em gel, espalhados em totens por todo o prédio, e precisam limpar as solas dos calçados em um tapete especial de higienização na entrada, sem contar a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Na próxima semana, a ideia é que o Telecentro, do bairro Timbaúva, inicie seu atendimento também com restrições. Neste momento, inclusive, o setor não está aceitando doações de livros, devido à falta de espaço para que cumpram a quarentena. O que também impede o atendimento normal na Biblioteca Pública são problemas constatados após a entrega da obra de reforma, no final do ano passado.

A plataforma elevatória, por exemplo, ainda está interditada por falta de um contrato de manutenção, exigido pela legislação, o que impede o acesso de idosos e pessoas com deficiência ao segundo pavimento. Além disso, faltam, ainda, algumas providências em relação ao Alvará de Plano de Prevenção de Incêndios (PPCI). A nova direção está atuando para que os problemas sejam sanados de forma ágil e que a Biblioteca Pública Municipal volte a atuar em sua plenitude.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895