Bombeiros do RS seguem à espera de chamado para ir a Brumadinho

Bombeiros do RS seguem à espera de chamado para ir a Brumadinho

Equipe conta com cinco militares de Santa Maria, além de cães farejadores

Correio do Povo

publicidade

Os bombeiros do Rio Grande do Sul seguem de prontidão para auxiliar nos trabalhos em Brumadinho (MG), onde a barragem de rejeitos rompeu na sexta-feira passada. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel César Eduardo Bonfanti, diante do fato de que os trabalhos vão durar muito tempo há expectativas de que sejam chamados a qualquer momento.

• Leia mais sobre Brumadinho 

"Mantemos as informações com o comandante de Minas Gerais. Nós e outros estamos aguardando o chamado para substituir o pessoal que está trabalhando há vários dias", comentou. Além das equipes do estado mineiro, estão atuando os bombeiros do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A equipe gaúcha, que está designada, é formada por 10 bombeiros, além de cinco cães farejadores, dois de Santa Maria e três de Porto Alegre, que são da raça Labrador. A equipe de homens designados para ir a Brumadinho conta com cinco bombeiros de Santa Maria: o segundo-sargento Alessandro Nunes e os soldados Vagner Charão Lago, Estefânio Bernardes, Lucas Cecchin Marafiga e Elvis dos Anjos, que pertencem ao 4º Batalhão de Bombeiros. Os militares têm cursos de resgate de vítimas. "Estamos preparados para mais uma missão e desta vez diferenciada. A ferramenta que apresentamos, que é o faro do cão, é insubstituivel", destaca o soldado Estefânio Bernardes, integrante da equipe de Santa Maria.

O grupo de cinco militares dos bombeiros da cidade participa de cursos desde 2015, realizados no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo. Os dois cães que vão acompanhar a equipe - Logan, de 3 anos e 2 meses, e Gorducha, 3 anos - participarão pela primeira vez de uma ação em um terreno diferente em virtude da lama, mas estão aptos a ajudar no resgate, segundo conta o soldado Vagner Charão.





*Com informações dos repórteres Mauren Xavier e Renato Oliveira 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895