Bombeiros realizam vistoria no Porto Seco para a realização do Carnaval em Porto Alegre

Bombeiros realizam vistoria no Porto Seco para a realização do Carnaval em Porto Alegre

Os desfiles ocorrem nesta sexta-feira e sábado

Correio do Povo

Durante a inspeção, foram avaliadas as condições dos equipamentos de segurança, incluindo arquibancadas, camarotes, frisas e a própria pista dos desfiles

publicidade

O Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou nesta quinta-feira a vistoria do Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte de Porto Alegre, para a realização do Carnaval. Os desfiles ocorrem nesta sexta-feira e sábado.

De acordo com a chefe do setor de vistoria do Batalhão Especial de Segurança Contra Incêndio, capitão Mariana Marchi, “o Carnaval é um evento temporário e precisa seguir as normas de segurança contra incêndio para ser realizado”.

Mariana explica que inicialmente é apresentado um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) ao CBMRS, contendo o projeto assinado por responsável técnico e as medidas de segurança contra incêndio cabíveis.

“Esses documentos são analisados e, então, é emitido um Certificado de Aprovação. Essa etapa se encerrou ontem (quarta-feira), quando tal certificado foi emitido. Posteriormente, é realizada a vistoria, que consiste na verificação in loco da execução das medidas de segurança contra incêndio aprovadas. Essa vistoria foi realizada hoje (quinta-feira) pela manhã e foi constatado, no local, que estava tudo conforme o projeto aprovado”, destacou.

A última fase é a conferência documental e a elaboração do Relatório de Vistoria. Após essa análise, o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) é emitido.

Durante a inspeção, foram avaliadas as condições dos equipamentos de segurança, incluindo arquibancadas, camarotes, frisas e a própria pista dos desfiles. Itens de emergência como iluminação, saída e sinalização e os extintores de incêndio também foram verificados.

Para garantir a segurança durante os desfiles, a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) implementou um reforço no esquema de segurança e fiscalização. Além do patrulhamento, o efetivo fornecerá apoio à fiscalização e aos agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), se necessário.
Enquanto isso, a Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) estará presente ao longo de todo o evento para coibir o comércio irregular e orientar os ambulantes.
O Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA) estará em operação 24 horas, monitorando as câmeras localizadas no Porto Seco e arredores, além de disponibilizar sua unidade móvel para atender às necessidades dos foliões e espectadores.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895