Brasil registra neve em novembro pela primeira vez na história

Brasil registra neve em novembro pela primeira vez na história

Fenômeno ocorreu em Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul Catarinense

Correio do Povo

publicidade

O Brasil registrou nesta terça-feira um fenômeno nunca visto em novembro: a neve. Além das temperaturas baixas verificadas no sul do país, o fenômeno  pôde ser visto na estação do Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude, no município Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.  Até então, a neve mais tardia documentada no país havia ocorrido entre os dias 19 e 20 de outubro de 1946 em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

Segundo a meteorologia, é provável que tenha nevado em novembro nos séculos 18 e 19, no final de uma era climática conhecida como Pequena Idade do Gelo, mas nos últimos 100 anos não se tem nenhum dado ou documento histórico que mostre o fenômeno neste mês.

Conforme a MetSul, nuvens trazendo precipitação avançam do Oceano Atlântico para o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul Catarinense e na atmosfera muito resfriada podem se converter em chuva congelada ou neve. Também houve chuva congelada no começo da manhã na cidade de São Joaquim em Santa Catarina; 

Na manhã desta terça, a geada foi vista em diversas localidades do interior do território gaúcho. A previsão é de que continue em número muito maior de cidades na madrugada desta quarta-feira, com temperatura baixa e tempo mais aberto.

A massa de ar frio que cobre o Sul do Brasil é poderosa, excepcional em intensidade para esta época do ano e com força equivalente a dos meses mais frios do inverno como junho e julho. No Rio Grande do Sul, o fenômeno atípico para esta época do ano trouxe um amanhecer congelante para os padrões de novembro nesta terça. Muitos municípios tiveram temperatura somente vistas nos dias mais gelados do inverno.

Veja algumas mínimas registradas hoje no RS:

Pedras Altas: 0,9°C
Espumoso: 1,2°C
Pinheiro Machado: 2,2°C
Soledade: 2,2°C
Quaraí: 2,3°C
São Sepé: 2,3°C
Bom Jesus: 2,8°C
Herval: 2,8°C
Sobradinho: 2,8°C
Tupanciretã: 2,8°C
Canguçu: 3,0°C


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895