As atividades culturais do Brique na Estação, realizadas no Centro Histórico de Hamburgo Velho, foram retomadas neste domingo com a participação de centenas de visitantes que lotaram a Rua e Praça Mauá. O evento cultural, que chega a receber cerca de 3 mil pessoas por edição, celebra a história e a arte de Novo Hamburgo, reunindo dezenas de artistas, expositores e convidados. A programação diversificada e gratuita para todas as idades, contou com a tradicional feira de artes visuais, apresentações musicais e presença de escritores locais que puderam divulgar suas obras, interagir com os leitores e autografar livros.
Teve ainda feira de brechó, com vestiário feminino, infantil e masculino, calçados, bolsas e acessórios, que estimula o mercado de segunda mão, fomentando o consumo consciente e sustentável, com a participação de cinco marcas que destacaram a importância do impacto positivo no meio ambiente, na economia e na sociedade. O evento também contou com intervenções cênicas, números de malabarismo, acrobacia, manipulação de objetos, equilibrismo e palhaçaria, além da feira de gastronomia.
A coordenadora da atividade, Luana Khodja, explica que o Brique na Estação acontece desde 2017 e nasceu da vontade de ocupar uma das principais ruas do Centro Histórico, fomentando o comércio de antiguidades, chamando atenção para os aspectos culturais do bairro. “Esta é a primeira edição de 2024. O evento atrai muitos colecionadores, através de exposição e venda de objetos antigos, livros e vinis. Neste momento o evento também se torna importante tendo em vista a proposta da retomada da economia local em razão das enchentes que atingiram diversos empreendedores da cidade e da região.”
Segundo Luana, o Brique na Estação é uma oportunidade única de vivenciar a cultura em suas diversas manifestações, em um ambiente acolhedor e cheio de história. A iniciativa é realizada pela Associação dos Moradores e Empreendedores do Bairro Hamburgo Velho (AME Hamburgo Velho).