BRs 386 e 158 são recuperadas no Norte do Rio Grande do Sul

BRs 386 e 158 são recuperadas no Norte do Rio Grande do Sul

Trecho em recuperação fica entre Iraí e Boa Vista das Missões

Agostinho Piovesan

A rodovia federal recebe melhorias em pontos mais críticos

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As BRs 386 e 158, entre as cidades de Iraí, na divisa com Santa Catarina e Boa Vista das Missões, estão sendo recuperadas numa extensão de 67 km. Além da substituição do asfalto já desgastado, em vários trechos é procedida a limpeza de sarjetas, abertura de valas na lateral da pista a fim de escoar a água da chuva, além de feita a sinalização da rodovia e a poda de árvores ao longo do trecho.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que o contrato de dois anos com a empresa Neovia Engenharia prevê melhorias no trecho entre Iraí e Boa Vista das Missões (coincidente BR 386/BR 158) e da BR 158, de Boa Vista das Missões a Panambi. O contrato tem um valor total de R$ 25 milhões. Para esta etapa, o governo federal liberou R$ 7 milhões.

Segundo o Dnit, após a recuperação haverá um trabalho constante de conservação da rodovia que registra um trânsito intenso de veículos. No trajeto de Iraí a Boa Vista das Missões, passando por Frederico Westphalen e Seberi, trafegam milhares de caminhões de carga diariamente, que ingressam e saem do Rio Grande do Sul em Iraí, divisa com o estado catarinense.

Em Frederico Westphalen, no Bairro Bela Vista, entrada da cidade, está sendo construída uma terceira via, numa extensão de 700 metros.

Faixas de domínio

O Dnit informou, ainda, que em vários locais da rodovia que passam por áreas urbanas estão sendo abertas valas que visam melhorar a drenagem às margens da rodovia, evitando casos de aquaplanagem, permitindo que a água saia livremente da pista de rolamento e do acostamento. As valas servem ainda para impedir o uso indevido da faixa de domínio.

Em nota, o Dnit informa que algumas ruas laterais que fluem para trevos da cidade estavam tendo outros pontos de acessos irregulares à rodovia de forma direta e foram realizadas as valas que existiam anteriormente. “Desconhecemos qualquer empreendimento existente que tenha ficado sem acesso de veículos para a rodovia. Cabe salientar que o Dnit somente autoriza por escrito obras dentro da faixa de domínio da rodovia, e qualquer ação realizada dentro da mesma deve possuir autorização da autarquia”, cita o órgão federal.

Ainda segundo a autarquia, aterros irregulares dentro da faixa de domínio, também possuem a restrição de continuidade através de valas. “As valas são executadas preferencialmente para a drenagem da rodovia, e em alguns casos para disciplinar e orientar o acesso à rodovia, visando garantir a segurança para os mais de 10 mil motoristas que percorrem a rodovia diariamente", conclui.

Amzop

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da produção (Amzop), prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari disse que as melhorias na rodovia eram aguardadas há bastante tempo. “A pista está muito desgastada, gerando reclamações de motoristas e da comunidade em geral e, agora, felizmente o Dnit procede a recuperação da pista nos pontos mais críticos”, observa.

Ferrari disse que, ao longo dos anos, a Amzop vem solicitando melhorias mais efetivas da principal rodovia federal da região. “Os trabalhos de recuperação da pista devem ser mantidos de forma constante, evitando que o asfalto volta a apresentar deformações que ocasionam danos nos veículos e até acidentes de trânsito”, disse.


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