Câmara de Uruguaiana aprova instituição de “Bolsa auxílio a médicos residentes”

Câmara de Uruguaiana aprova instituição de “Bolsa auxílio a médicos residentes”

Texto autoriza concessão de benefício a estudantes que realizarem residência em áreas carentes de especialistas

Fred Marcovici

publicidade

A Câmara de Vereadores de Uruguaiana aprovou na sessão dessa segunda-feira o projeto de lei que institui o Programa Municipal de Bolsa Auxílio a Médicos Residentes. A proposta de origem do Executivo é direcionada aos profissionais da saúde que buscam aperfeiçoamento em áreas carentes de especialistas no município.

A matéria autoriza a concessão de auxílio financeiro a estudantes que realizarem residência em áreas carentes de especialistas na cidade, condicionada ao posterior exercício da atividade em Uruguaiana.

O valor concedido aos médicos residentes habilitados no programa será de R$ 4 mil, com vistas a obterem melhores condições ao aprimoramento profissional. Os vereadores reconheceram a importância da iniciativa para atender a demanda dos serviços de saúde; vislumbrar a realidade de carência de diversos especialistas médicos; atrair mais profissionais qualificados; e preencher vagas para atendimento básico, e de média e alta complexidade.

A relatoria da Comissão de Serviços Municipais e Saúde, registrou o acompanhamento da Comissão na área, destacando a suspensão havida de internação clínica pediátrica do hospital justamente por falta de médicos especialistas este ano; e a atenção às ações de combate à pandemia. Ainda recomendou ao Executivo que leve em consideração a carência de médicos nas localidades do interior do município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895